Zelo Pelo “Templo” do Senhor

Publicado: maio 24, 2010 em Evangelho

Ontem estive numa festa de aniversário, onde, como amigos, temos o costume de destacar uma qualidade da pessoa a qual estamos a festejar; Qualidades como doçura, caridade, amizade, devoção, cumplicidade, respeito… Dentre outras coisas foram destacadas, sinônimos dos frutos do espírito, tais como citados em Gálatas 5.22-25, pelo menos eu entendo que nossas qualidades, dons e talentos são definitivamente inspirações divinas e manifestações do espírito de Cristo em nós.

Essas qualidades, que são reflexos da manifestação do Espírito Santo em nós, nos fazem tratar e cuidar de pessoas, são dons direcionados não só a nos abençoar, mas principalmente a dividir com o próximo; O Amor, a Alegria, a Paz, a Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Domínio Próprio são expressões que atinge diretamente a terceira pessoa, não trava em nos mesmos, porque não faz sentido isso tudo ser assim.

Quando Amo, eu compartilho, quando eu sou Alegre eu torno as pessoas a minha volta alegres, é contagiante, todos os frutos do Espírito são formas de a Graça dos Céus se alastrarem a nossa volta, quando estamos munidos disso tudo. Cristo nos ensina que somos Templo do Espírito Santo (1 Corintios 3.16), da-se o fato da manifestação dos dons e obras inspiradas por Ele em nós. Consigo vislumbrar uma geração toda, sendo portadora do Espírito Santo, em vários níveis e assim, expressando a variedade dos dons dos céus o que cria uma pluralidade infinita de graça e obras inspiradas por Deus.

Somos Casa do Senhor, temos a responsabilidade como irmãos de cuidarmos uns dos outros, numa grande família de discípulos dedicados e amantes das obras do nosso irmão mais velho Jesus Cristo; Pensar em sermos Casa do Senhor, porque ele abita em nós, me faz lembrar de um versículo que eu sempre tive como uma referencia para a minha vida, mas que até hoje eu não havia vislumbrado dessa forma: “Pois o zelo pela Casa do Senhor me consome, e as injurias dos que te ultrajam caem sobre mim” – Salmos 69.9.

Hoje vejo esse versículo como uma exortação e mandamento de cuidado e zelo que eu devo ter pela Casa do Senhor, Templo do Espírito Santo, ou seja, MEU IRMÃO; Essa consciência hoje me constrange, pois muitas vezes eu posso ter tido zelo com responsabilidades litúrgicas dentro da igreja, mas abri mão de amar e servir o meu irmão, que é muito mais Templo do Espírito do que a instituição a qual eu estou vinculado. A seqüência do versículo torna isso mais autentico ainda, quando diz que “… as injurias dos que te ultrajam caem sobre mim” é literalmente: se falarem contra o meu irmão isso esta sobre mim, como aliança e irmandade são minhas responsabilidades zelar pelo bom nome de quem esta ao meu lado. Alianças e vínculos estão em relacionamentos, não em carteira de membro ou qualquer outra formula de vinculo humano, somos chamados para sermos dois ou três em busca do Espírito Santo, não um templo de exaltação humana sem serviço.

A palavra de Deus se renova a cada dia, e hoje ela se renova no meu coração, com a perspectiva que Deus fala de varias formas, mas a melhor forma que Ele fala é de forma pessoal e amiga, e creio que é a forma que Ele quer que vivamos, pessoal, amando as pessoas no singular, zelando pelo irmão como único, expressão suprema da criatividade e bondade infinita dos Céus, todos tem um valor extraordinário e sublime diante de Deus, sendo Templos do Espírito, devemos cuidar disso.

Posso ter a liberdade de escrever uma pequena anotação na minha Bíblia ao lado desse versículo “O Zelo pelo meu Irmão me consome…”.

Grande Abraço

Graça e Paz

Murilo

comentários
  1. Michelly disse:

    Deus, me dá um pouco da inspiração que o Senhor tem dado pro Murilo?
    “…somos chamados para sermos dois ou três em busca do Espírito Santo…”
    Muito bom cara! Esse é o canal.
    :)

  2. Edu disse:

    Mura…muito loko!

    A um tempo atrás Deus também tinha falado comigo sobre esse texto, +/- nesse mesmo contexto. Ler o seu post fez esse princípio reacender no meu coração.

    A bíblia é riquíssima em aplicações. Deus é tão imenso, grande e indescritível, e ao mesmo tempo, amoroso e amigo, que a partir do mesmo trecho de sua Palavra, pela revelação do Espírito Santo, a gente pode extrair diversas lições diferentes.

    Abraços

  3. Miguel Garcia disse:

    Olá Murilo,

    Grato pelo Blog fertilizador de idéias…
    Abraço fraterno,

    Miguel Garcia

  4. Juliana disse:

    Edificante!!! Que Deus abençõe sempre!

  5. Carlos Lopes disse:

    Deus, obrigado por ter usado o Murillo como canal de resposta as minhas duvidas sobre o zelo na Casa do Senhor, o cuidado que devemos ter com o “Templo do Espirito”
    que somos nos e nossos Irmaos deve ser maoir do que com a Instituicao. Valeu, Amem.
    Abraco,
    Diacono Carlos Lopes, da ADD na Australia.

  6. Marluce dos Santos Nepomuceno disse:

    Bem colocado irmão ,muitos de nós atetamos para o templo fisico e esquecemos do espiritual que somos nós,Deus não habita em templo feito por mãos humanas templo do senhor somos nós,devemos zelar pelo nosso corpo:saúde, higiene,alimentação e nos afastar de toda aparência do mal(pecado), amar uns aos outros pois isto é dom de Deus.
    Marluce da IPMPG (BA).

Deixe um comentário

