Josué e seus 5 poderes

Publicado: fevereiro 22, 2011 em Evangelho, Textos

Particularmente gosto muito da história de Josué, por conta dele ter sido um dos únicos que saíram do Egito e entraram na terra prometida. As graduações de tempo naquela época eram diferente das nossas, quando ouvimos falar que Josué era um jovem general, pode nos vir a mente alguém jovem como nós com seus 20 ou 30 anos no máximo; Mas Josué quando saiu do Egito já tinha os seus 20 anos e quando realmente veio se tornar o líder do povo de Israel já passava dos 60 e mesmo depois de ter caminhado com Moisés por 40 anos, Josué se considerava despreparado para a responsabilidade e se sentia inseguro; Sinceramente creio que qualquer um de nós sentiria a mesma coisa, diferente disso seria uma total falta de noção do tamanho do problema que era gerir algo tão grande como uma nação e Josué tinha essa ideia.

Gosto de pensar em Josué não como alguém que temeu diante do desafio, mas não tremeu, essas duas palavras apesar de serem parecidas foneticamente são bem distintas. Josué era um homem temente a Deus, temente ao seu lider, respeitava quem estava sobre ele e como qualquer ser humano tinha ideia dos desafios e por isso já sentia o peso da responsabilidade sobre ele. Mas mais do que isso Josué sentia o peso da gloria de Deus que viria com a responsabilidade, temos aprendido que é Deus quem coloca e tira os lideres sobre nós e quando Deus o faz ele faz direito, se ele escolhe alguém ele capacita essa pessoa para que a sua vontade seja soberana e não foi diferente com Josué.

“Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” Josué 1:9

Josué já se mostrava capaz e disposto para o desafio mesmo antes de visualiza-lo, quando por exemplo foi enviado como um dos 12 espias na terra de Canaã e junto com Kalebe foram os únicos que voltaram com uma perspectiva de posse sobre a terra. Josué era do grupo dos valentes, dos que iam na frente nas guerras, a insegurança podia estar no seu espirito, no seu coração mas não na sua disposição e sinceramente isso faz a diferença total, pois Cristo diz que é Ele quem capacita, mas capacita os que se dispõe, assim chegamos nas características que Deus esta procurando em nós para o desafio maior que temos pela frente:

1º Disposição

Josué 1:2-3 Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão…  Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés

Disposição esta atrelado a conquista, sem uma não há a outra, mirar no alvo determinado por Cristo e subjugar os altos e baixos do nosso animo.

2º Coragem

Josué 1:6 Sê forte e corajoso, porque tu farás o povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.

Pra mim o texto que mais imprime o tipo de pessoa que alcança o reino dos céus é o texto de Mateus 11.12 “E desde os dias de João Batista até hoje, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.”… Trocando em miúdos: O Céu é conquistado a força! Coração resoluto, coragem diante da tempestade, encarar o dia-a-dia pré disposto as mais horrendas batalhas, visualizar o mundo espiritual como dimensão natural e batalhar com isso de forma intensa, chegando a fatigar o seu físico.

3º Obediência a Palavra

Josué 1:7 Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.

Por vezes achamos que obedecer é fazer algo de forma obrigada, algo que não queremos, sinceramente não vejo mais assim, é lógico que somos desafiados a mudarmos e isso gera crescimento, mas quando temos a palavra de Deus no nosso coração, Cristo nos assegura a caminhada e nesse relacionamento com o coração do Pai seremos guiados em todos os dias da nossa vida a uma caminhada em obediência por amor.

4º Confissão da Palavra

Josué 1:8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.

Quando você convive intensamente com alguém você passa a falar igual ela, eu já cheguei ao ponto de trabalhar com um gago e começar a gaguejar. Nessa ideia creio que precisamos começar a falar como Deus e isso é repetir a sua palavra, pensarmos na Bíblia como sendo realmente a palavra soberana do Reino e ao falarmos isso alcançaremos as promessas que proclamarmos.

5º Confiança em Deus

Josué 1:9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

Confiança é baseada em fé, fé num Deus soberano que não mente, que não vacila e que não deixa sombra de duvida sobre a Sua soberana vontade.

 

II Coríntios 10. 4 “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição de fortalezas.”

 

Graça & Paz


About these ads
Comentários
  1. roosewelt disse:

    Que o Senhor continui iluminando voces. aprendi bastante com essa mensagem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s