MUSICAS SECULARES COM CONTEÚDO CRISTÃO

Publicado: outubro 7, 2009 em Evangelho

JESUS ROCKS

JESUS ROCKS

MUSICAS SECULARES COM CONTEÚDO CRISTÃO

Eis ai um tema que sempre me despertou vontade de busca e sempre me instigou a intensa pesquisa, lógico que pelo fato de buscar ser um cristão não alienado e seguir um pouco daquele versículo em 1 Corintios 9.20 que diz “E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei”.; Mas também não quero ser hipócrita e dizer que só estou fazendo isso por simples e pura pesquisa. Faz muito tempo que não encontro algum surto de criatividade dentro da atual musica crista e pode ter certeza que pesquisei e procuro pesquisar, vide os quase mil cds na minha prateleira, sem contar dvds, fitas cassetes, vinils e atualmente downloads (haja HD).

Mediante a isso já ouvi muita musica tanto dentro do meio “cristão” quanto fora, no que podemos chamar meio “secular” e ao longo do tempo tenho visto a materialização de um outro versículo da Bíblia que diz “Mas ele lhes respondeu: Asseguro-vos que, se eles (discípulos) se calarem, as próprias pedras clamarão.”Lucas 19.40, gosto de ler esse versículo em Inglês porque uma das traduções literais para a palavra “pedra” é a palavra ”Rock”, numa tradução poética e fantasiosa da minha parte pode ser algo mais ou menos assim: “Se os discípulos se calarem o Senhor fará o Rock pregar o evangelho”.

Temos visto um movimento dentro da musica atual onde inúmeros artistas do Mainstream tem se convertido ao Cristianismo de forma que gera um grande impacto em nós. Posso começar citando aqui no nosso país mesmo exemplos como Baby do Brasil (Baby Consuelo), Rodolfo Abrantes ex-Raimundos, largou sua banda no auge e hoje se dedica ao Ministério dentro da igreja, Carla Perez e seu esposo Xandy já ouvi pregação dos mesmos e o negocio é de verdade. Fora do pais exemplos como Alice Cooper pai do Shock Rock, estilo que conta com atitudes grotescas que procuram horrorizar dentro dos palcos, conta que por medo de ir pro inferno se converteu nos anos 80, criado em família crista, diz hoje que sua fé é algo em “curso” e de forma simples declara: “Ser um cristão é algo em que você apenas progride. Você aprende, vai para seus estudos da Bíblia, você ora”; Dave Mustaine, saído da magia negra, se converteu em 2002, de lá pra cá, Deus vem moldando os caminhos da sua banda, as letras abordam uma temática cristã e Dave está se dedicando a essa nova vida. Tempo atrás divulgou uma nota que não toca em show que alguma banda satânica ou de origem duvidosa for tocar também porque ele tem que defender a sua crença (Jesus Cristo). O ex-guitarrista Brian Head da banda Korn tem um testemunho intenso de conversão e devoção a vida crista, assim como o contra-baixista da mesma banda Fieldy se declara cristão. É conhecido também que o contra-baixista da mega banda Iron Maiden, Steve Harris conheceu o cristianismo através de sua esposa e hoje praticante, é perceptível um novo direcionamento nas letras da banda que antigamente era tida como satanista.

Bom, vamos ao que interessa então, alguns exemplos de poesias escritas sobre o que podemos dizer “perspectiva crista”.

Vou começar com uma musica popular nossa aqui no Brasil interpretada por Elis Regina, Pedro Mariano, entre outros:

Se eu quiser falar com Deus – Gilberto Gil

Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz
Tenho que folgar os nós
Dos sapatos, da gravata
Dos desejos, dos receios

Tenho que esquecer a data
Tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus
Se eu quiser falar com deus
Tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão
Que o diabo amassou
Tenho que virar um cão
Tenho que lamber o chão

Dos palácios, dos castelos
Suntuosos do meu sonho
Tenho que me ver tristonho
Tenho que me achar medonho
E apesar de um mal tamanho
Alegrar meu coração
Se eu quiser falar com deus
Tenho que me aventurar
Tenho que subir aos céus
Sem cordas pra segurar
Tenho que dizer adeus
Dar as costas, caminhar
Decidido, pela estrada
Que ao findar vai dar em nada

Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Do que eu pensava encontrar

Pode se dizer que é um salmo contemporâneo ao nosso tempo.

The Pilgrim – O Peregrino – Iron Maiden

As chaves para a morte e para o inferno
O reino da aflição condenado a falhar
Os elos do pecado e do coração irão se romper
O curso dos peregrinos iremos seguir

Mitigando o poder do demônio
E se preparado para a luta eterna
Membros doloridos e almas indistintas
Batalhas sagradas que levam o imposto deles

Liberdade e esperança divinas
Tornando água em vinho
Então de você nós nos despedimos
Reino do paraíso ao inferno

Espírito Santo, vida eterna
Eleve-me aos céus, me leve pra casa
O nascer-do-sol do peregrino, o pôr-do-sol do pagão
Avante, a jornada começou…

Até pelo titulo “O Peregrino”, nos remete ao livro best-saller muito conhecido do meio cristão escrito por John Bunyan em 1687 na Inglaterra, pode se ver que o conteúdo da letra foi bem direto ao que quis dizer, nessa musica de um dos recentes trabalhos do Iron escrita por Steve Harris.

Greater Good God – Grande Bondade de Deus – Iron Maiden

Será você um homem da paz ou um homem da guerra santa?
Há muitos lados para se escolher
Não sei mais qual deles tomar
Tantas pessoas cheias de vida
Mas também cheios de dor
Não sei quantos irão viver para respirar novamente

Por favor, me diga agora o que é a vida
Por favor, me diga agora o que é o amor
Ora, me diga agora o que é a guerra
Novamente me diga o que é a vida

Ele deu sua vida por nós, ele caiu perante a cruz
Para morrer por todos aqueles que nunca lamentaram sua perda
Não fomos destinados a sentirmos tal dor novamente
Diga-me porque, me diga porque

Outro texto que coloca um prisma sobre as duvidas e dificuldades da vida, onde nos deparamos com dilemas que nos levam a buscar respostas aos nosso questionamentos em algo celestial, buscamos as respostas ao nosso “por que” em Deus.

Salvation – Salvação – Alice Cooper

E se eu estiver errado?
Eu estive enganado desde o início
E se eu estiver errado?

O que eu tenho feito?
Eu gastei minha vida apenas por diversão?
O que eu tenho feito?

O que eu fiz?
Eu fiz o que vozes me disseram pra fazer
O que eu fiz?

Pra onde eu vou?
Eu vou descer através do fogo lá embaixo?
Pra onde eu vou?

Alguma chance de salvação?
Alguma chance pra mim?
Alguma chance de salvação para a Eternidade?
Alguma chance de salvação?
Alguém morreu por mim
Lavado em sangue ele se importou o suficiente pra ter
piedade de mim

Porquê eu devo me importar?
O que está errado comigo? Meu Ódio se foi
Porque eu devo me importar?

Quando eu mudei?
O que está diferente agora? Isso é muito estranho
Quando eu mudei?

Em meu coração
Em minha alma
Algo novo, que é muito velho
Como uma dor que finalmente se foi
Eu sinto meu pesado fardo levantado

Não é muito difícil perceber a forma branda e leve em conteúdo, mas pesada em palavras que Alice escreve, uma reflexo de sua atual condição de fé e crença e a outra de sua personalidade de impacto.

Magnificent – Magnífico – U2

Eu nasci,
Nasci para estar com você
Neste espaço e tempo.
Depois disso e já que eu não tinha a menor idéia
Só para quebrar a rima
Esta loucura pode deixar um coração negro e triste

Só o amor, só o amor pode deixar tal marca.
Mas só o amor, só o amor pode curar tal cicatriz.

Eu nasci,
Nasci para cantar para você.
Eu não tive escolha, mas para levantar você
E cantar qualquer canção que você queira,
Eu te dou de volta a minha voz.
Do útero, meu primeiro choro foi um alegre barulho

Só o amor, só o amor pode deixar tal marca
Mas só o amor, só o amor pode curar tal cicatriz

Justificado até que morramos, você e eu glorificaremos
O Magnífico

Magnífico

40 – 40 – U2

Eu esperei pacientemente pelo Senhor
Ele inclinou e ouviu meu clamor
Ele me tirou do abismo
Para fora do lamaçal

Eu cantarei, cantarei uma nova canção
Eu cantarei, cantarei uma nova canção

Até quando cantar esta canção?
Até quando cantar esta canção?
Até quando, até quando, até quando…
Até quando cantar esta canção?

Ele pôs meus pés sobre uma rocha
E firmou meus passos
Muitos verão, muitos verão e temerão

Não há muito que falar do U2, visto que é uma banda quase que totalmente composta por cristãos engajados em obras sociais e que sempre demonstraram através de suas letras e atitudes o verdadeiro sentido da religião descrita em Tiago 1.27 “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.”

Saved – Salvo – Bob Dylan

Eu tenho sido guardado, Pelo sangue do cordeiro,
Salvo
Pelo sangue do cordeiro,
Salvo,
Salvo,
E eu estou tão contente. Sim, eu estou tão feliz,
Estou tão feliz, Tão contente,
Quero agradecer a Vós, Senhor,
Eu só quero agradecer-te, Senhor,
Obrigado, Senhor.

Por Sua verdade eu posso estar de pé,
Por sua força eu agüento,
Por Seu poder Eu tenho sido levantado,
Em Seu amor Eu estou seguro.
Ele me comprou com um preço,
Livrou-me do poço,
Cheio de vazio e da ira
E o fogo que queima nele.

Podemos dizer que Bob Dylan tem discos de maior conteúdo e mensagem Crista que muitos artistas do meio gospel atual, visto que Bob já gravou 3 discos “Slow Train Coming” (1979), “Saved” (1980) e “Shot of Love” (1981) abertamente Cristãos e nunca escondeu seu apreço pela Bíblia, convertido desde 1977 quando se divorciou e viveu uma grande crise pessoal. Nesse período Bob trabalhou com grandes expoentes cristãos como Larry Norman e Keith Green, chegando a gravar um solo de gaita no álbum “So You Wanna Go Back to Egypt” junto a Keith.

John R. Cash, mais conhecido como Johnny Cash, (Kingsland, 26 de fevereiro de 1932 — Nashville, 12 de setembro de 2003) foi um cantor e compositor americano de música country, conhecido por seus fãs como “O Homem de Preto”. Em uma carreira que durou quase cinco décadas ele foi para muitas pessoas a personificação do country. Sua voz sepulcral e o distintivo som “boom chicka boom” de sua banda de apoio “Tennessee Two” são algumas de suas “marcas registradas”.
Jhonny Cash, assim como Bob Dylan, gravou álbuns inteiros dedicados ao cristianismo primeiramente influenciado pela sua mãe, e finalmente pela sua própria crença em Cristo, ajudado pela sua esposa e também por uma tentativa fracassada de suicídio, Cash travou uma batalha contra o vicio na qual creditava a vitória a sua crença e a Cristo. Musicas como Hurt demonstram sua fé e suas crenças e sua confissão a sua própria morte e a procura da vida em Cristo.

Jesus was an only son – Jesus era um filho unico – Bruce Springsten

Jesus era um filho único
Enquanto caminhava até o Calvário Hill
Sua mãe, Maria andando ao lado dele
No caminho onde o seu sangue derramado
Jesus era um filho único
Nas colinas de Nazaré
Como ele estava lendo os salmos de Davi
Aos pés de sua mãe

A mãe reza, “Dorme bem, meu filho, dormir bem
Pois eu estarei ao seu lado
Aquela sombra não, não escuridão, nenhum sino de portagem,
Traspassará seus sonhos esta noite ”

No jardim de Getsêmani
Ele rezou para a vida que ele nunca iria viver,
Ele implorou a seu Pai Celestial para remover
A taça da morte de seus lábios

Agora há uma perda que não pode nunca ser substituído,
Um destino que nunca pode ser alcançado
A luz que você nunca vai encontrar em outro rosto,
Um mar cuja distância não pode ser violado

Bom Jesus beijou as mãos de sua mãe
Sussurrou: “Mãe, ainda suas lágrimas,
Para lembrar a alma do universo
Quisesse um mundo e ele apareceu

Como que uma sina para os grandes rockeiros do século 20, Bruce hoje em dia flertar com conceitos, poesia e musicalidade crista.

God Give Rock`n Roll To You – Deus deu o Rock`n Roll Pra Voce – Kiss, Petra, Guns …

Você pode aprender a dançar
Ou você pode ser quadrado
Você pode deixar a música te levar para qualquer lugar
Mas aonde você estará quando a música acabar?

Você pode aprender a cantar
Você pode tocar guitarra
Você pode aprender a balançar

Deus te deu o rock and roll
Te deu o rock and roll
Coloque isso na alma de todos

Se você ama o som
Então não se esqueça da fonte
Você pode dar meia volta
Você pode mudar seu rumo
Porque nunca é tarde demais para mudar sua mente

Você pode amar o rock
E deixá-lo libertar sua mente
Ou você pode deixar o velho homem fazer seu balanço
Nunca é tarde demais para mudar sua mente

Não poderia de forma alguma deixar o clássico hino do rock que declara abertamente em tom de aclamação que Deus nos deu o Rock para tocarmos as almas das pessoas.

Por fim você pode me criticar por não colocar bandas atuais nessa lista, mas pelo contrario dessa idéia, hoje temos um fenômeno muito mais interessante para os cristãos, alem das grandes bandas que escrevem letras cristas, temos bandas cristas no Mainstream tais como Mutemath que compõe musicas para filmes como Eclipse e Transformers, P.O.D., Matishyahu, Lifehouse

Não quero com essas citações dissertar sobre o fato de ser ou não correto ouvir musica de fora da igreja, não me acho capaz de falar sobre esse assunto, meu intuito aqui é como pesquisa e também tentar abrir os olhos do povo de dentro da igreja atual que se aliena a movimentos baseados em teologias baratas e chavões anti-biblicos, muitas vezes aclamado nos nossos púlpitos de forma bestial enquanto nosso mandamento de “ide e pregai o evangelho a toda criatura” é feito pelos que estão de fora dos templos modernos.

Grande Abraço

Graça e Paz

Murilo Scarpellini Vieira
06 de Outubro de 2009

comentários
  1. Michelly disse:

    Uau! Incrível o teor dessas músicas, que bom que existe você pra fazer essas pesquisas, se não fosse isso talvez eu morreria sem perceber que realmente as “pedras” falam. Deus é incrível, Ele usa quem Ele quer do jeito que Ele quer. E eu realmente preciso ser ” transformada pela renovação da minha mente…”, não dá pra ficar limitando o mover de Deus por causa de incertezas…
    Tenho muitas dúvidas sobre muitas coisas e uma certeza que me mantém, “nada nos separará do amor de Cristo”.
    Valeu Mura! Continue escrevendo dessa forma tão genial.🙂

  2. Pri.scila disse:

    Nossa Mura, muito bom!
    Fiquei surpresa com esse texto. Tendo vivido tanto tempo dentro de uma redoma, era incapaz de reconhecer que Deus tem trazido graça e salvação á muitas pessoas que considerava ímpias e indignas de perdão. Mas a verdade é que Deus é muito mais do que mentes cristãs fechadas, como a minha.
    è bom saber que se não tenho sido capaz de levar Cristo ás pessoas, Deus nunca dependeu de mim e do meu ministério pra fazer a obra de amor que Ele sempre quis á todos.

    Muita letra boa …
    e o texto foi muito bom!
    Abçs

  3. Ulysses disse:

    é, faz sentido oque você disse cara. e sinceramente tô impressionado com as letras. nunca me dei a oportunidade de ouvir essas bandas que tu citou as letras.. mas achei bem legal. tenho certeza que essas letras devem ter alcançado muita gente que igrejas não têm condições de alcançar. Acho que com esse seu post de hoje tô começando a entender o seu foco sobre “auto-realização” que agnt havia conversado antes. to certo ou viajei?

  4. Felipe Rubia disse:

    Interessante.
    Morri com o comentário do Rock fazendo uma analogia com o versículo, dei algumas risadas porque é a sua cara.
    Mas é bem isso se os cristãos não fizerem, outros farão, até porque até mula nó sabemos que pode ser usada.

  5. Debora Arcuri disse:

    Oiiii!
    Encontrei seu blog por acaso e o titulo desse ultimo post me chamou mto a atencao!
    Realmente, as pedras estao clamando! Essas letras edificam mto mais do que algumas que vemos hoje no “mundo cristao”!
    Temos que entender que TODAS as coisas boas vem de Cristo, pq a essencia dele eh isso.. ELE EH BOM! E essas musicas realmente falam disso.. falam daquilo que eh bom, da verdade que eh o cristianismo e o relacionamento com ele.

    Muito interessante o post!
    Deus te abencoe!

  6. Jaime M. Alves disse:

    Querido,
    A Paz do Senhor

    Abri meu pc para conferir meus email’s e me deparei com a seu trabalho.Gostei! é um trabalho inusitado e interessante.Percebi a inquietação da sua alma, é legítimo. Essas manifestações, ainda que episódicas, provenientes dessas pessoas que não tinham(ou não tem), o “invólucro” mais “adequado”, revela fome de Deus. Continue falando do Único e Suficiente Salvador de nossas almas, a despeito de tantas “religiosidades”.
    Como a Palavra de Deus é o único instrumento0 edificante, deixo Oséias 6:6 “Porque eu quero misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.”

  7. […] A um tempo atras escrevi um texto sobre esse mesmo tema, pra quem ficou curioso é só acessar meu blog […]

  8. MIGUEL disse:

    Gostei muito da pesquisa que você fez, também gosto de prestar atenção nas letras, e não somente no som. Busque no youtube o video legendado da música After Forever do Black Sabbath, vc vai se surpreender!

  9. […] Quem acompanha esse blog sabe que a um tempo atras eu postei um texto que tinha o titulo de Musicas Seculares com conteúdo Cristão, e depois de mais de um ano desse post eu continuo recebendo comentários de pessoas que se […]

  10. Dayse disse:

    Show!
    Longa vida ao Rock and Roll Gospel!

  11. Anônimo disse:

    […] uma musica que se encaixa muito bem nos meus antigos textos que falam sobre “Musicas Seculares com Conteudo Cristão”, de uma banda que particularmente gosto muito: Live – […]

  12. Raul disse:

    o nome certo é For the greater good of god, significa Pelo maior bem de Deus, bem material que no caso estao se referindo ao ser humano. Good no inglês britânico tmb pode significar bem

  13. Achei muito fraco seu post( não em conteudo) mais sim que poderia ter mais musicas, e você se focou mais em musicas estrangeiras digamos assim , tenho feito um trabalho de procurar musicas “Cristãs” em meio secular infelizmente algumas tem erros doutrinarios grosseiros, mas a maioria é aproveitavel inclusive deixo aqui a lista de musicas que já consegui juntar

    01 – LUZ DIVINA-Roberto Carlos
    Pra ser Feliz – Daniel
    O Homem da Cruz Leo canhoto e Robertinho
    O Último Julgamento Ibdem
    Travessia do Araguaia Tião carreiro e pardinho
    O Homem de Nazareth chitaosinho e xororo
    Apocalipse Goiano e paranaense
    Divina Luz Léo Canhoto e robertinho
    O céu chorou por mim Carlos alexandre
    Quando eu quero falar com Deus Daniel
    Jesus Cristo Roberto Carlos
    segura na mão de Deus Cesar menotti e fabiano
    Sorte Tem Quem Acredita Nela Fernando mendes
    Canção do paralítico Carlos alexandre
    Uma Grande Família Chitaosinho e xororo
    Achei_Um_Bom_Amigo-Jessé
    Eu queria ter poderes Carlos alexandre
    Mamãe Ibdem
    Amelinha-Foi Deus quem fez voce
    Minha Luz – Rick e Renner
    Nosso Deus é verdadeiro_Trio Parada Dura.
    Soldadinho de Deus – Noroeste e Montalvam
    Sete palavras Pedro bento e ze da estrada
    Agnaldo rayol rumo certo
    Na verdade a minha busca é por musicas seculares que um cristão pode ouvir

    • murilosv disse:

      Jailson, me faça um grande favor, escreva sobre essas musicas, confesso que não tenho tanto conhecimento dessa linha de escritores assim como você demonstrou e fiquei muito feliz… quanto a você ter achado o post fraco, me perdoe, tentei reproduzir algumas musicas que tivessem um conteúdo relevante dentro do nosso Evangelho cristão que tem sido propagado de forma tão grosseira… me ajude em oração e ficarei muito feliz em compartilhar os seus achados dentro da musica secular com mensagem cristã relevante ao nosso mundo! Que propaguemos boas novas! Graça e Paz

  14. Anderson disse:

    Ainda tem uma que todo mundo gosta e ela é o salmos 137, Rivers of Babilon. É só conferir. Dancei muito está sem saber até eu descobrir a tradução!

    • murilosv disse:

      Mto obrigado, faz alguns anos que eu escrevi esse texto e fico muito feliz de ele ainda ser tão visitado e vivo, o que me faz lembrar que a Bíblia nos diz que a Palavra de Deus e viva e eficaz e se renova dia apos dia. Deus abençoe meu amigo!

Deixe uma resposta

