Meu Culto …

Publicado: abril 22, 2010 em Diversos, Evangelho

“O culto perfeito na igreja seria aquele que transcorresse quase de forma imperceptível para nós, porque nossa atenção estaria totalmente voltada para Deus”.

C.S.Lewis – Letters To Malcolm: chiefly on prayer – 1964

Sou um privilegiado, estou num lugar de graça em Deus e na terra que tenho certeza profunda de que não sou merecedor. Deus me agraciou com a vida a maior dádiva que eu poderia ter; Deus me deu uma esposa linda, sonhadora, que busca sempre estar ao meu lado e me apoiar nos meus caminhos; me deu pais que me ensinaram os caminhos de Cristo desde pequeno não só com palavras mas com um estilo de vida dedicado ao Reino dos Céus; me deu irmãos tal como eu, ou ate mais, tementes a Deus e amantes do conhecimento e da busca por sabedoria inspirada pelos céus; me deu amigos que eu precisaria de milhares de caracteres para descrever tamanha sabedoria, alegria, graça, amor, intensidade e dedicação em cada um, sendo singularmente dotados de dons e talentos que eu seria injusto se tentasse citar aqui.

Comecei com essa frase do C. S. Lewis que me tocou profundamente, trazendo a consciência de que o culto que devemos prestar a Deus não depende de uma forma, ou formula, não depende de uma bula ou de um estereotipo pré moldado ou formulado pelos anais da vida cristã.

O que estou tentando dizer, e digo “tentando”, porque eu tenho consciência de que não tenho domínio e entendimento total sobre isso, é que não existem formulas para um culto perfeito, entendo que existe sim um “estado” de culto perfeito, posso chamar isso de predisposição ao louvor a Deus, pelo simples fato de ter em mente que tudo ao redor merece e justifica um estilo de vida e adoração interrupto, o tempo todo, sem altos e baixos, sem oscilações, sem sombra de variação. A carta a Tiago nos exorta a ser assim, exato, direto, porque os variantes de coração e pensamento, não tem direção, ou seja, não miram seus caminhos para os céus, não tendo Deus e o Reino em foco: Tiago 1.8 “O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos”.

É claro que podemos ter variações de humor, altos e baixos na fé, a vida nos impõe dinâmicas diárias que nos confrontam a oscilar no nosso temperamento, mas uma coisa é temperamento outra coisa é caráter. O Caráter Cristão não permite sombra de variação, o Caráter Cristão não permite duvida, porque ter o Caráter Cristão é ser como Cristo é. Gosto muito da linha teológica que diz, que como cristãos somos como pequenos Cristo’s, na essência, somos continuação física do que Cristo foi aqui na terra, santo, puro, imaculado, justo, real, vivo e inserido no meio do povo.

Legal…, entendendo isso, surge a pergunta: “O que isso tem a ver com o culto perfeito na igreja?” já citado no texto do C.S.Lewis

Culto não tem nada a ver com a liturgia, não tem nada a ver com o espaço físico da igreja, é totalmente independente de dogmas, musicas, sermões e milagres, acho ridículo quando dizemos que somos lideres de louvor, ou que somos lideres de alguma coisa, encarregados de ajudar as pessoas a prestarem culto. Ontem ouvi no Encontro Internacional da Comunidade da Graça a seguinte frase: “Nem todos são chamados para a liderança, mas todos são chamados para o discipulado”. O discipulado é uma via de duas mãos, onde tanto o discípulo, quando o discipulador aprendem na caminhada. Quando prestamos culto estamos elevando algo ao coração de Deus, mas também estamos recebendo do coração de Deus, talvez eu saiba entender isso mais do que escrever no momento o meu entendimento.

O culto é um estilo de vida, como já disse, independente da liturgia, do lugar, é um estado de espírito, é um modo de vida, livre de formas e necessidades, eu não preciso agradecer a Deus por uma benção de forma falada, se o meu coração esta realmente grato a Deus, eu não preciso expressar fisicamente a adoração se o meu coração esta em jubilo e louvor, é lógico que o nosso corpo transparece toda essa adoração e todo esse jubilo, isso é normal e é lindo e deve ser feito, mas o que digo é que antes de expressar, dançar, pular, gritar, nosso coração deve viver isso.

Quando você beija sua futura esposa pela primeira vez, ou quando você espera a chegada dela depois de um tempo distante, seu coração fica pulando, fica acelerado de ansiedade e de alegria por estar com a pessoa amada. Você e eu devemos ter esse mesmo sentimento, a mesma sensação por desejo de encontrar Jesus, num dia quando acordamos, ou quando vamos a igreja, ou quando dirigimos, ou quando escutamos uma musica ou lemos a palavra. Nosso coração deve estar sempre acelerado, ansioso, desejoso por encontrar Jesus, afinal de contas ele é muito mais do que um sentimento humano, a sensação humana de amor nos mostra um pouquinho do que é o amor de Cristo por nós e não termos gratidão a isso é simplesmente inaceitável.

João 4:24 “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”, quando leio essa passagem, começo a entender um pouco do que é o verdadeiro culto perfeito a Deus. É o culto que entregamos em todo o tempo, todos os dias, horas e minutos, independente do lugar, ambiente e com quem.

O culto é a simples definição de dedicar a Deus agradecimento. Se eu tenho um coração grato a Deus, estou então, dedicando culto em todo o tempo, eu entendo assim: Sem dogmas e formulas, porque a minha atenção não esta no culto em si, mas simplesmente em olhar pra Deus e buscar um sorriso em sua face.

Grande abraço

Graça e Paz

Murilo Scarpellini Vieira

comentários
  1. Michelly disse:

    Murilo, você demora muito pra escrever, mas quando escreve compensa todo o tempo de “silêncio”, hehe.

    – Adoro prestar culto a Deus quando estou lavando a louça ou tomando banho.
    – Somos pequenos Cristos, gosto muito dessa definição de cristão também, por mais que pareça estranho é o que somos.
    – Não vejo a hora de me encontrar com Jesus. Como Paulo dizia “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro…”, melhor do que viver pra Ele é estar com Ele.
    – Esse versículo “Jo 4:24”, é o que tem ecoado nessas ultimas semanas em meu coração.

    Resumindo meu enorme comentário: adorei o texto e concordo plenamente com você.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s