3 Atitudes …

Publicado: junho 17, 2010 em Evangelho

Costumo dizer que quando escrevo aqui, funciona basicamente como um diário de bordo pra mim; Meus pensamentos e reflexões sobre tudo o que acontece a minha volta e o que pode vir a me influenciar.

Nos últimos dias temos sido desafiados por nossos Pastores a orar-mos com mais devoção e quebrantamento, buscar a Deus com o coração intenso e integro, e por tanto temos de usar de algumas ferramentas que Cristo nos ensina em muitas passagens do Novo Testamento, mas que já eram de uso no Velho Testamento também. 

Lembrando a mim mesmo que esses devem ser o padrão da minha busca diária e continua em Cristo; Independente de um período ou momento, pelo fato de isso estabelecer as bases da minha comunhão com Cristo, ou seja, é diário, necessário e vital.

No livro de Mateus, capitulo 6 temos basicamente 3 passos da vida crista que estabelece como guias e direcionamento para termos um cristianismo prático e autentico segundo os preceitos de Jesus.

No versículo 3 de Mateus 6 lemos o seguinte: “Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez.” – Lembrando em Tiago 1.27 que “A verdadeira religião pura e imaculada diante do Pai é visitar os órfãos e as viuvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”.

Gosto de pensar na Bíblia em graus, um Manual guia mesmo, que direciona os nossos passos conforme vence-mos as etapas. Então, vencemos o primeiro passo que diz para ajudarmos os necessitados“. Vamos ao segundo passo:

Mateus 6.6 “Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa”.

Gosto de orações em grupo, vigílias com os amigos e coisas assim, são atitudes que nos edificam em unidade de grupo, forjando uma força maior, “duas cordas é mais forte do que uma” – já dizia Provérbios; mas a própria Bíblia nos diz em diversos exemplos que se deve buscar intimidade com Deus sozinho, só Eu e Ele; …Sansão, Davi, Moisés, Daniel, Jeremias, Elias e Jesus nos mostram que se separavam e oravam sozinhos. Mesmo porque é totalmente compreensível e óbvio que intimidade se define com duas pessoas interagindo sozinhas. 

Outra exortação em oração, se encontra no versículo 5 de Mateus 6 – “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens…“, extremamente forte quando Cristo diz que não devemos receber nenhum tipo de honra ou galardão terreno por fazermos nossas obrigações como cristãos; Oração é comida diária, você não recebe glória por se alimentar todos os dias, alias é como já escrevi, e funciona com o mesmo paralelo para mim, gosto de almoçar sozinho (isso sou eu), é algo intimo pra mim, oração é algo mais que intimo, é sagrado também…

Por fim, o terceiro grau de prática crista que eu vejo nessa passagem: Jejum, o versículo 16 de Mateus 6 diz: “Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste, como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade; eles já receberam a sua recompensa”. Sinceramente me incomoda muito algumas pessoas dizerem que estão em jejum, não por inveja, ou por pré- disposição  a essa atitude sacrificial que é o jejum em si, mas pelo simples fato de poderem estar pecando inadvertidamente e inconscientemente buscando um reconhecimento que se houver será o máximo do seu galardão. 

O versículo 17 e 18 de Mateus 6 nos da uma bela dica: 17 Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo. 18 para os outros não saberem que você está jejuando. E somente o seu Pai, que não pode ser visto, saberá que você está jejuando. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa”. O reconhecimento deve vir dos céus, pois as respostas as nossas necessidades vem de lá e afinal de contas é por causa da nossa Fé em Cristo que ajudamos as pessoas, que oramos e jejuamos.

No final do capitulo o versículo 33 diz: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas”.

Amém 

Graça e Paz

Murilo

comentários
  1. Michelly disse:

    Ontem o assunto da minha célula foi quase esse. Sai da célula com uma saudade enorme de Deus, como se eu não estivesse o buscando como deveria.
    Impressionante… Quando Deus quer confirmar algo em nossos corações Ele usa várias ferramentas pra falar conosco. Com certeza esse blog é uma das ferramentas de Deus.
    Valeu Murilo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s