O que É um Cristão?

Publicado: junho 24, 2010 em Evangelho

Ao falar sobre o que é um Cristão, não estamos tentando responder à pergunta de como ser salvo. Em vez disso, estamos tentando dizer como podemos reconhecer quem é uma pessoa salva. Não estamos dissertando sobre como nascer, mas sim esperando aprender das Escrituras como diferenciar uma pessoa viva da que ainda está morta em seus pecados.

Uma descrição completa do que vem a ser um Cristão está além do que estamos tentando atingir aqui. Também não estamos tentando delinear o crescimento de um Cristão de um estágio de infância espiritual para o de ser “conforme à imagem do Filho de Deus” (Romanos 8:29). Estamos apenas tentando definir a palavra “Cristão” das Escrituras de forma que possamos despojá-la de alguma bagagem cultural e histórica e usá-la na maneira de Deus usar. Assim, espera-se, conseguiremos ver o nosso próprio ambiente espiritual com mais clareza, através dos olhos d’Ele.

Parte do problema é que a palavra “Cristão” é usada somente três vezes em toda a Bíblia! (Obs: Naturalmente a Tradução Nova Vida e algumas outras versões utilizam a palavra “Cristão” dúzias de vezes, mas eles decidiram usá-la em substituição ao que está realmente no texto). A palavra “irmãos” foi freqüentemente traduzida como “amigos Cristãos”, por exemplo. Podemos gostar de ler a versão Nova Vida, mas tenhamos em mente que os tradutores muitas vezes substituíram a terminologia bíblica por um linguajar moderno. Se você consultar uma tradução grega interlinear – ou outra tradução tipo Revista e Atualizada ou NVI – Descobrirá que a palavra Cristão aparece apenas três vezes. Não precisa confiar na nossa palavra – confira!).

Duas dessas ocorrências são importantes, sem dúvida, mas não ajudam muito na definição. 1. Quando Paulo fez sua defesa diante do Rei Agripa, o Rei perguntou: “Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão?” Paulo respondeu: “Em pouco ou em muito tempo, peço a Deus que não apenas tu, mas todos os que hoje me ouvem se tornem como eu, porém sem estas algemas” (Atos 26:28-29). Essa passagem não nos diz exatamente o que é um Cristão, mas com certeza vemos que Paulo era um deles!

2. Então, na carta de Pedro às igrejas na Ásia menor, ele escreveu: “Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.” (I Pedro 4:16). Historicamente, parece que o nome “Cristão” surgiu como um termo depreciativo, que o mundo hostil atribuiu aos crentes. Pedro nos desafia a suportar a perseguição e o insulto com dignidade e coragem. Ainda assim, Pedro não nos ajuda muito na definição de quem é Cristão segundo a Palavra.

No entanto, o outro uso da palavra “Cristão” na Bíblia é bastante esclarecedor. 3. Em Atos 11, vemos como teve origem a igreja em Antioquia. O escritor, Lucas, insere este comentário: “Em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados Cristãos.” Portanto um Cristão é um discípulo. As palavras “Cristão” e “Discípulo” são sinônimos – elas significam exatamente a mesma coisa. O termo “Cristão”, aparentemente, foi inventado por descrentes de Antioquia como um rótulo para os discípulos. Essa passagem contradiz uma crença popular em muitos círculos religiosos de que um “discípulo” é um nível mais alto do crescimento Cristão, uma versão mais comprometida de um Cristão. De acordo com a Palavra de Deus, a única pessoa que pode ser corretamente chamada de Cristã é um discípulo. E se a palavra de Deus contradiz nossas suposições, você não diria que somos nós que temos que mudar?

Então vamos fazer um trato de que vamos usar a palavra “Cristão” da forma que Deus usa – mesmo que isso vire o nosso mundo do avesso! Olhando na definição escritural da palavra “discípulo”, estaremos ao mesmo tempo definindo o termo “Cristão”. E isso torna as coisas mais fáceis, já que o Novo Testamento usa o termo “discípulo” quase 300 vezes!

Um Cristão é um discípulo de Jesus!

Obs.: Parte da autoria desse texto me é desconhecida

Graça e Paz

Murilo

comentários
  1. “Ainda que a figueira não floresça,
    nem haja fruto nas vides;
    ainda que falhe o produto da oliveira,
    e os campos não produzam mantimento;
    ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado.
    Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.”

    Habacuque 3: 17e18

    Conheça a Livraria Papiros | Cristã igual a você – Grande diversidade de Bíblias e os melhores livros cristãos para toda sua família.

    Acesse: http://www.livrariapapiros.com.br

    Imperdível Programa de Afiliados Cristãos para seu Blog!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s