Arte em Adoração

Publicado: agosto 4, 2010 em Diversos

Caitlin Beidler from Redemption Art

…..

“A arte vence a monotonia das coisas assim como a esperança vence a monotonia dos dias.” (Gilbert Keith Chesterton)

Quando falamos e pensamos em manifestações artísticas e culturais como musica, arquitetura, pinturas, esculturas…, por vezes somos levados a caminhos um tanto quanto distantes da cultura crista contemporânea, mas nem sempre foi assim, proponho voltarmos um pouco nessa historia pra situarmos o caminho que nos trouxe ate os dias atuais.

A Arte como expressão humana não pode ser datada, pois sabemos de pinturas rupestres em cavernas que contam o dia-dia do homem desde os primórdios; Entendemos então que a arte tem como responsabilidade de contar uma historia, de expressar um momento dentro de um plano, dentro de um ambiente, dentro da mente humana expressando os sentimentos. Logo isso se relaciona com o espiritual, pois se algo trata de contar os sentimentos do homem, o homem por toda sua historia se relacionou com o divino.

Van Gogh - Terraço do Café em Airles a Noite , 1888

A Arte sempre vem carregada de influencias externas, o ambiente em que ela foi concebida, como o quadro de Van Gogh, o Terraço do Café em Arles a Noite de 1888, que expressa a sensação do artista ante a um ambiente do cotidiano, ou até mesmo a Arquitetura Gótica, que veio como uma revolução dentro da construção, trazendo um desenvolvimento radical onde os elementos arquitetonicos foram aperfeiçoados, como vidraças trazendo a luz externa para o interior e construções que passaram a ser exuberantemente altas.

Logo vemos que a Arte em si esta intrinsecamente ligada a religião, no sentido que o homem realmente busca a evolução na expressão de adoração; Na Idade Media a igreja se tornou poderosa, influenciando e direcionando as manifestações artísticas em seu conteúdo, controlando financeiramente e conceitualmente as produções; A Arquitetura como Arte evolui muito dentro desse ambiente saindo de simples capelas do período paleo-cristão até igrejas e templos pós-modernos da atualidade.

Catedral de Durham - Durhan - Inglaterra

A pintura também evoluiu junto a isso, com artistas desde os primórdios do cristianismo, passando pela idade media (arte mourisca ebizantina), românica, maneirismo, renascentista, barroca,… expressionismo, chegando aos dias atuais com as chamadas Pop Art.

A música vista como Arte também em muito se pautou no cristianismo em si, mas como toda expressão artística, a música também esta ligada ao ambiente em que se situa e isso tudo exerce influencia sobre a manifestação; Falando um pouco da evolução da música erudita, vem desde o Periodo Medieval que começa a partir da queda de Roma surgindo o Canto Gregoriano, em seguida aMusica Polifonica (múltiplas vozes) o que conhecemos hoje como Coral ao longo do Renascimento, onde a instrumentalização passa a se desenvolver, junto as formas de escrita. Musicas feitas por grandes compositores como Arcadelt, Des Pres, Vivaldi, Bach, Haendel, Mozart, Bruckener entre outros contam a historia da evolução musical através da adoração sacra. Já nos EUA a musicaGospel feita pelos negros veio a influenciar o surgimento do Jazz, do Blues e mais a frente do Rock.

Entendemos que a influencia de Deus esta sobre tudo e tudo foi criado para a adoração d’Ele (Gênesis 1.25), o contrario disso é uma distorção do sentido real da existência humana e do poder de criação colocado em nós pelo nosso Pai Celestial;

A Arte nós faz querer ver, ouvir e sentir a manifestação de Deus, tudo que é bom, tudo que é belo exalta o Pai, essa é a maior razão da expressão artística… “… esperança para vencer a monotonia dos dias”.

abraço

Graça e Paz

comentários
  1. Pri disse:

    Oi… quer ir dar aula no meu lugar?
    O texto tá muito bom, é seu?
    Abçs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s