Apostando alto…

Publicado: novembro 24, 2010 em Diversos, Evangelho, Textos

O que ganhamos ou perdemos com outra crença a não ser o cristianismo?

Se acreditamos que não existe Deus e vivermos como ateus, ganharemos apenas os prazeres finitos deste mundo que seriam proibidos para o crente fiel, além de uma verdade que, de outra maneira, não perceberíamos. Mas se formos ateus e estivermos errados, descobriremos ao morrer que seguimos nesta Terra um modo de vida que diminuiu e talvez até tenha extirpado quaisquer qualidades espirituais que nos permitiriam o relacionamento eterno de glória com um “possível” Criador. Nesse caso perde-se muito.

Em contraste, se acreditarmos que há um Deus e vivermos de acordo com essa crença da melhor maneira possível, abrindo mão de quaisquer prazeres momentâneos que sejam incompatíveis com nossas convicções, enquanto cultivamos outros prazeres de amor, amizade, caridade e desfrutamos tudo sob uma perspectiva mais ampla, e estivermos certos…, ganharemos a eterna alegria na presença e nos braços de Deus. Se, por outro lado, acreditarmos em Deus e estivermos errados, pensava Pascal, teremos perdido todos os prazeres finitos que poderíamos ter apreciado, mas ainda teremos uma vida plena de virtude, paz, alegria e amor, na companhia de outros que também visam as mais altas aspirações espirituais.

Resumindo essa linha de pensamento, o ateísmo carrega consigo a possibilidade de um ganho finito pequeno se estiver certo, ou de uma terrível perda infinita, se estiver errado. O teísmo, por outro lado, implica a possibilidade de um maravilhoso ganho infinito se estiver certo, ou uma pequena perda finita, se estiver errado.

Presumindo que uma pessoa racional tenta evitar as piores perdas possíveis e maximizar sua chance de obter os melhores ganhos possíveis, com base nas evidencias existentes, então Pascal conclui que essa pessoa deveria apostar na vida em Deus.

Em quem, por essa lógica, apostamos então?!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s