Onde começa a Honra

Publicado: março 23, 2011 em Evangelho, Textos

É um bom exercício se colocar a pensar e lembrar algumas qualidades dos nossos pais pra que pudéssemos trazer a memória um pouco do que os tornam tão dignos da nossa honra. Mas antes disso devemos pensar no que se trata o conceito pratico de honra.

Consultando alguns dicionários mais simples que podemos ter acesso, temos definições como:

Honra: 1 Sentimento que leva o homem a procurar merecer e manter a consideração pública. 2 Pundonor. 3 Consideração ou homenagem à virtude, ao talento, às boas qualidades humanas. 4 Probidade. 5 Fama, glória. 6 Celebridade. 7 Pessoa que por talento ou virtudes ilustra a classe, a instituição, o país a que pertence.

Tendo isso em mente temos o versículo de Provérbios 20.20 que diz:

“Se você amaldiçoar (desonrar) os seus pais, a sua vida terminará como uma lâmpada que se apaga na escuridão.”

Depois de ler esse versículo e de posse do que temos aprendido sobre como praticar a honra, fica simples de se intender essa verdade, não digo simples de praticar porque isso implica um dia-a-dia de dedicação e alto-controle pra que possamos a cada gesto, a cada sentimento, a cada pensamento honrar nossos pais que estão acima de nós por designação divina.

E essa base é onde se firma todo o nosso ministério de honrar as autoridades que Deus coloca sobre nós; Nossos pais são as primeiras autoridades que Deus direciona a nós (Romanos 13.1 e 2). Nossas praticas de respeito, submissão, fé e amor devem ser antes de tudo testemunhadas e exercidas no nosso relacionamento familiar, e nossos pais, irmãos, avos e familiares estão integralmente dentro disso.

A pratica de honra não deve ser exercida na expectativa de ter algo em troca e sim por formação e existência seguindo os preceitos do cristianismo e da palavra de Deus. Honrar pai e mãe é mandamento de Deus e deve ser obedecido sem vacilo, mas as coisas que praticamos em Deus nunca voltam vazias. Honrar os pais é o primeiro mandamento com promessa e a Bíblia nós mostra que nossos dias serão acrescidos sobre essa terra e teremos recompensas aqui e nos céus.

Como cristãos devemos honrar e servir nossos pais, independente da fé a qual eles pratiquem. Orar por eles todos os dias. Conscientes de que se eles falharem nós também sofreremos as consequências. O testemunho de serviço e honra, cuidado e amor em casa e no nosso dia-a-dia pode nos ajudar a ganha-los para Cristo.

O AMOR SE MANIFESTA PELO SERVIÇO

Se quisermos existir em Honra, servir o próximo é a melhor forma de botar se botar em pratica a Honra.

graça & paz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s