Irresistível Santidade

Publicado: julho 18, 2011 em Diversos, Evangelho, Textos

Como as pessoas de cabeça pequena podem achar que a santidade é algo maçante? Se quando ela (santidade) se torna real, é irresistível! – C.S.Lewis

É comum eu ser tocado por frases do C.S.Lewis, tamanho a simplicidade, realismo e intensidade do que ele escrevia. Me identifico muito com as coisas que ele fala, porque demonstram coisas que eu vivo, ou pelo menos já vivi no meu dia-a-dia.

Isso que ele diz nessa frase é algo que em pensei muitas vezes: “cara como é chato esse papo de santidade”; Não atribuo isso a santidade em si, muito menos ao exemplo perfeito de santidade, que é Cristo, atribuo isso ao estilo de vida que os ditos “santos” levam, o que não suporto é a pessoa perfeita, irrepreensível, que nunca erra, quando isso não tem absolutamente nada a ver com santidade real.

“Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e Ele pesa todas as suas veredas.” – Provérbios 5.21

Foi estranho eu ler esse versículo, logo após transcrever essa frase do C.S.Lewis, porque o que esse texto esta falando, a meu ver, é que não importa a roupa que você veste, ou a forma e palavreado que você usa, pouco importa as musicas que você escolhe pra tocar quando tem alguém dentro do seu carro, menos importa a forma que você tenta ser diante dos homens. Esse versículo esta dizendo que “…todos os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR!” É isso que é relevante no juízo de Deus.

Entendo que quando aprendemos a viver em santidade, exercemos essa postura de forma diária, real, praticada através de todos os nossos atos. Estou falando mesmo da forma de se portar, da forma de existir, como homem, como ser humano, sem forçar, absorvendo uma existência realmente santa nas suas praticas comuns. Isso vai se tornar irresistível, tal como C.S.Lewis diz. Porque estamos falando de ser essencialmente você mesmo, isso fará parte do seu carater, sua primeira reação as coisas diárias, sendo elas problemas ou não, será uma postura santa e pura perante os olhos do Senhor e dos homens. Passaremos assim a viver uma vida irresistivelmente santa, pois ser santo será uma pratica comum na existência como Deus concebeu-nos.

A consciência de que nunca somos santos deve ser muito clara nas nossas mentes, porque a Bíblia fala sobre a estatura de varão perfeito. Segundo a Bíblia, pessoas perfeitas serão recolhidas por Deus, tal como Enoque, Elias, e porque não dizer Madre Teresa de Calcutá, e tantos outros que abdicaram de suas vidas em prol de servirem aos outros e consequentemente viverem de forma santa perante Deus.

Não é impossível ser santo, mas a santidade plena, constante e sem nenhum pecado, não será nunca vivida na terra. Pessoas assim são recolhidas por Deus. Mas podemos viver de forma santa, com praticas santas, como Deus quer que sejamos, e isso nunca será algo chato, ou estético, será algo que vai fazer com que as pessoas queiram estar perto de você, conversar com você, aprender com você, amar você, seguir você, tal como Jesus.

Imitar Jesus é um mandamento, como diz Paulo, e Jesus era simplesmente Santo, em suas praticas diárias e Ele nunca foi uma pessoa pedante ou maçante e Jesus era irresistível!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s