Orando e saciando

Publicado: agosto 16, 2011 em Diversos, Evangelho, Textos

“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” João 4.14

Nesses últimos dias eu tive o privilégio de ler mais uma vez essa passagem e algo mudou totalmente na minha concepção sobre esse fato, algo que tem estado na minha mente de lá pra cá.

Vamos tentar nos situar nessa história, Jesus chega em um poço frequentado por apenas pessoas de Samaria, um povoado que era inimigo dos judeus, dos quais Jesus descendia, sequer tinham dialogo entre um povo e o outro, de repente Jesus pede que a mulher samaritana lhe sirva água, num primeiro momento essa mulher se nega a faze-lo, mas vejo o como Jesus tinha uma capacidade e uma simplicidade quase que extasiante de ganhar a confiança das pessoas, afinal de contas ele era Jesus, o Filho de Deus, quem mais digno de confiança do que Ele. A mulher lhe dá água e então Jesus imediatamente prossegue o dialogo lhe dizendo que “quem beber da água que ele der nunca mais terá sede”. 

Eu devo ter ouvindo muitas vezes pessoas afirmando que quem beber dessa água da vida que esta em Jesus nunca mais terá sede, é claro que essa figura da água se refere a salvação de Cristo, tratando-se da água da vida, estamos falando da vida eterna em Cristo. É um paralelo bem simples e extremamente simbólico e belo, mas hoje eu vejo ele de forma ainda mais completa e profunda aplicado no nosso dia-a-dia como cristãos.

Jesus é uma escolha diária! Fato, escolhemos seguir a Cristo todos os dias da nossa vida, desde o momento que acordamos até o nosso deitar. Escolhemos não pecar, escolhemos viver em caminhos retos, escolhemos trilhar caminhos de fé e verdade. Quando escolhemos viver assim, tal como quando escolhemos viver dentro de uma determinada dieta, passamos a comer e beber as coisas que são indicações desse novo estilo de vida e no nosso novo caminhar como cristãos temos de voltar para as bases dessas verdades imutáveis todos os dias da nossa vida.

Por muitas vezes eu me peguei sub-entendendo essa passagem de João da forma que só me bastava beber uma única vez da água que Cristo tinha a me oferecer, e isso já bastaria pra eu prosseguir a minha vida. Mas eu nunca atentei diretamente para a sequência do versículo que diz “porque a água que eu lhe der se fará uma fonte nele, uma fonte de água que salte para a vida eterna”. 

Beber de Cristo nos garante que agora há abertura pra que Cristo coloque em nós uma fonte de água da vida eterna, dentro de nós, ou seja, teremos então a partir desse momento acesso irrestrito a fonte de água viva que é Cristo em nós. Cristo estabelecerá morada dentro de nós, no nosso coração, tal como a Bíblia nos afirma.

Temos acesso irrestrito a Cristo então, isso é naturalmente nosso manancial diário, como vidas espirituais temos de nos alimentar e nos nutrir diariamente, a fonte de água que esta em nós agora é algo que devemos todos os dias habitar, a fonte que nos faz ansiar pela vida eterna, porque ela aponta pra isso.

Devemos beber de Cristo em todos os momentos, já que temos acesso direto a Ele!

Por fim eu fiquei maravilhado com uma figura que passei a entender nesses dias – O coração é morada de Cristo em nossas vidas, a fonte da água da vida esta ali, e temos de buscar isso todos os dias. Agora faça um teste: Quando você vai beber água em uma fonte você se debruça sobre ela e abaixa sua cabeça até alcança-la com as mãos – Já que Cristo mora no seu coração, e temos de olhar e conversar com Ele todos os dias da nossa vida, tente olhar para o seu coração… reconhece a posição?

Cabeça abaixada em direção ao seu peito, olhos fechados pra enxergar o que é espiritual…?

Pois é .. você estará orando!!! … e é assim que bebemos da água da vida que ira nos saciar diariamente e nos levará rumo a eternidade.

Para se beber diariamente da fonte da água da vida que jorra em nós através de Cristo temos de simplesmente orar e isso irá saciar nossa alma!

Graça & Paz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s