Tentando ser Eu + Ele

Publicado: setembro 29, 2011 em Diversos, Evangelho, Textos

Esse texto é o reflexo da tentativa de tentar entender várias coisas a respeito da existência cristã de uma forma única e simples…, apenas uma tentativa…

Existe uma equação maravilhosa dentro da existência cristã, algo que define muito bem o que é a presença gloriosa de Deus atuando sobre as nossas vidas. Uma certa vez ouvi um pregador dizer algo que marcou minha vida:

“O Espirito Santo é a pessoa mais educada e doce que existe”

Lendo um livro do C.S.Lewis me deparei com uma das afirmações mais pesadas, mas ao mesmo tempo mais plena de verdade sobre a presença de Deus em nós:

“A relação de Deus para conosco se inicia como um flerte, diferente do inimigo das nossas almas que estupra a nossa existência.”

Eu sei que essa frase acima é extremamente pesada, mas ela da mesma forma que é intensa ela explica o carater amoroso e dócil do nosso amado Senhor, Deus é amor, um amor sobrenatural, perdoador…, Ele é o nosso fôlego de vida, a nossa própria vida, e Ele nunca nos obriga a ama-Lo, simplesmente Ele anseia por isso.

Me vem a mente aquele filme “O todo poderoso” do Jim Carrey, passando por um dilema onde ele passa a assumir o lugar de Deus, interpretado singularmente pelo Morgan Freeman. Em determinado momento do filme o personagem do Jim Carrey pergunta para Deus: “Mas Deus, como você faz com que os humanos o amem?” e Deus responde:

“É ai que esta o segredo, eu não os obrigo, simplesmente eles são livres para se quiserem, me amarem!”

Confesso que toda vez que vejo esse filme, acabo derramando algumas lagrimas nessa cena, porque isso é um pouquinho do que eu vejo em Deus, a pessoa mais amorosa que pode existir, cheio de doçura, cheio de carinho, e que deseja desesperadamente que nós passemos a ama-lo de verdade, esse Deus é lindo!

Tudo isso que estou falando perde o sentido quando passo a ver pessoas mudando a sua forma de serem, quando se dizem “convertidas”, creio que Deus também deve ficar muito triste ao ver uma pessoa perder sua singularidade em nome de uma pseudo-santidade.

O cristianismo tem a ver em nos tornarmos UM com ELE, mas essa equação não subtrai a nossa existência, continuamos sendo indivíduos. Não somos de forma nenhuma absorvidos, no sentido de perdermos os detalhes de carater que Deus gerou em nós desde a nossa criação, isso seria extremamente incoerente. Imagine Deus te projetando e dizendo: “Vou tornar esse meu filho mais ávido por conhecimento e sabedoria!”  ai você se converte ao cristianismo e passa a viver uma vida medíocre de leitura e estudo, só porque alguém falou que isso não tem valor. Da pra entender o que eu estou querendo dizer? Deus colocou uma singularidade proveniente dEle mesmo, algo divino em você, e a partir do momento que passamos a querer enxergar o mundo espiritual, renegamos os detalhes de Deus em nós, só porque eles são algo natural da nossa criação.

Entre nós e Deus deve continuar a existir uma relação de “Eu e Tu”, adoro a passagem de Deus indo conversar com Abraão, porque reflete um Deus que ama tanto, que Ele desce da sua glória para ter uma relação de amizade conosco.

A evidencia sublime disso é que quanto mais sou um com Deus, mais posso ser quem eu sou. Ser um com Deus é estar pleno das nossas limitações humanas e optimizar as qualidades divinas que Ele plantou em nós.

“A espiritualidade Cristã implica a alma apegada a Deus, isto é, passa do discurso lógico e racional para o discurso afetivo de coração. Implica entrega, vulnerabilidade, abandono na presença do Deus vivo.” – (trecho do livro de Osmar Ludovico – Meditatio)

Entendo que essa relação com Deus tem a ver com o tempo que disponibiliza-mos a Ele, pois é Ele que pode moldar nosso carater e nos tornar parecidos com o que Ele deseja que sejamos. Isso tem a ver com o coração entregue em adoração, louvor e solitude, o tempo em secreto, o tempo de devoção, o tempo de silencio…, é nesse lugar que vamos nos tornar com Deus um indivíduo pronto pra fazer a vontade divina. Isso tem a ver com dedicação integral, não só de joelhos, mas andando, no dia a dia, nos afazeres…, em tudo!

“O secreto não é um local, mas um estado de consciência. No secreto não estamos sozinhos, pois nossa alma encontra o Deus vivo e verdadeiro!”

Quando nós passamos a andar com Deus e guarda-lo em nosso coração, temos uma vida plena ao lado do Deus vivo, andamos com Ele, vivemos Ele. No intimo das nossas almas, onde ninguém conhece, não é técnico, não é formula, não é formatado, pois é diário, é realidade que não vemos e nem tocamos, não se faz copia de relacionamento, não existe comercio de uma conversa entre eu e Deus.

Por fim quero terminar com uma figura que aprendi esses dias:

Existem dois aspectos de um cristão, um perante o mundo e outro perante Deus, e os dois estão intimamente conectados. Tal como uma edificação, ela deve ter suas paredes externas, janelas, telhado, pintura, revestimento… tudo o que o mundo consegue visualizar para o exterior, mas primeiro ela deve ter a fundação, sua estrutura baseada em alicerces sólidos, vigamento, pilares, núcleo rígido…, tudo aquilo que esta coberto e tampado para o mundo exterior é o que ela deve ter de melhor, ferros fortes, aço, pedras, concreto…, isso é a autentica referencia ao lugar secreto que devemos ter em Deus. Ninguém precisa saber o que há lá, mas ele deve estar lá.

Só assim fará algum sentido em sermos belos, formosos e adornados por fora, quando tivermos um lugar secreto ao qual nos dedicamos mais que a nossa vida exterior, assim seremos belos, frondosos e principalmente frutíferos para a glória de Deus!

Graça & Paz

Anúncios
comentários
  1. thiagoanunes disse:

    Glória a Deus por sua vida!

    Tem sido um canal da vontande e pensamentos de Deus para mim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s