Quando a sabedoria enriquece

Publicado: outubro 14, 2011 em Diversos, Evangelho, Textos

Existem algumas instituições / seitas por ai que se colocam numa posição muito estranha perante as coisas que se referem ao conhecimento da Palavra de Deus. Não consigo entender se é por preguiça, por falta de instrução, por falta de entendimento, mas essas pessoas simplesmente dizem que não devem ler a Bíblia porque os mistérios de Deus devem ser ocultos, ou qualquer outra besteira que possam inventar.

Já ouvi afirmações absurdas desse tipo e realmente fiquei pensando em como isso é totalmente fora daquilo que Deus planejou pra nós. Essas pessoas passam a encarar o conhecimento da palavra de Deus quase que como uma chagas, chegando ao ponto de dizer que é errado conhecer a palavra de Deus, que isso foi reservado apenas para os sacerdotes ou anciões … enfim.

Existe muita gente sendo enganada e usurpada das dadivas espirituais e intelectuais que Deus tem pra nós.

Durante meus estudos academicos, sempre olhei de uma forma comparativa entre pessoas que eram cristãs e as que não eram; Não foi esporadicamente que eu percebi que pessoas que passaram a infância e adolescência na igreja tinham mais propensão a serem melhores nas questões de leitura, interpretação de textos e redação. Como evangélicos, creio que estamos acostumados desde sempre a estudar de uma forma não obrigatória: na escola dominical, gincanas, seminários, acampamentos…, buscamos conhecimento porque isso nos aproxima de Deus e consequentemente evoluímos e trabalhamos esses talentos, é quase que uma matemática simples: busca pela sabedoria atrai sabedoria e Isso é proveniente de Deus.

Quando eu vejo seitas por ai dizerem que isso é errado eu fico realmente revoltado, porque isso vai contra a palavra de Deus, quando tememos a Deus buscamos entende-lo para conseguirmos caminhar junto a sua vontade, isso é uma busca pela sabedoria espiritual que alarga nossos entendimentos intelectuais:

“O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” – Provérbios 1.7

Se o termo do Senhor é o principio do conhecimento, desprezar a sabedoria é não temer a Deus e por consequência desonra-lo! Isso é insanidade e loucura segundo um dos homens mais sábio que já existiu, o Rei Salomão.

“Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” – Colossenses 2.3

No Reino de Deus a sabedoria e a ciência são consideradas como tesouro, é considerado algo valioso, que esta escondido em Deus, o fato de estarem escondidos não quer dizer que estão inacessíveis, pelo contrario, como já disse: o temor a Deus nos trás acesso de graça a esses tesouros maravilhosos.

Entenda que Sabedoria não tem a ver com vocabulário vasto, ou palavras bem escritas, sabedoria não tem a ver com resolver grandes equações, pouco tem a ver com escrever grandes livros ou filosofar sobre o nada… sabedoria tem a ver com o entendimento do coração de Deus e dos caminhos que Ele anseia para nós, as outras coisas citadas, são consequência de vislumbrar e existir em temor a Deus… “buscai primeiro o Reino de Deus e todas as demais coisas vos serão acrescentadas!”

Por fim lembro da oração de Salomão a Deus, clamou por sabedoria quando poderia ter pedido qualquer coisa e se tornou o homem mais sábio da sua Era, e todas as coisas lhe foram acrescentadas, como riquezas e reinos.

Que possamos ansiar pela sabedoria que Deus tem entesourada nos céus para nós porque isso é temer a Deus! (Prov. 1-7)

Graça & Paz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s