Só o que importa…

Publicado: novembro 3, 2011 em Evangelho, Textos

“Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que eu te amo.” João 21.17

Essa resposta se refere a um questionamento de Jesus para com Pedro. Se passa num momento bem conturbado do homem que ainda não era um Apostolo, era apenas um errante discípulo. Pedro tinha acabado de passar por uma das mais traumáticas sensações de duvida e decepção contra si mesmo, o momento em que foi perguntado se andava com Jesus, e por três vezes negou ser um discípulo de Cristo.

Fico imaginando o quanto isso ainda doía no coração de Pedro naquele momento, talvez tenha doido por anos essa sensação de alguém que traiu Cristo, mas eu creio que Ele foi liberto disso. Ai vem Jesus, ressurrecto e inicia o seguinte dialogo com Pedro:

Jesus: “Pedro, você me ama?”

Pedro: “Sim Jesus, eu te amo.”

Jesus: “Pedro, você me ama?”

Pedro: “Sim Jesus, eu te amo.”

Jesus: “Pedro, você me ama?”

Pedro: “Jesus, você sabe de tudo, sabe que eu te amo.”

Creio que a cada uma dessas perguntas que Cristo fez a Pedro, tenha martelado em seu peito com uma dor profunda, porque Pedro tinha uma lembrança muito recente e latente da sua negação de Cristo, da sua traição em meio a duvida, logo depois de reconhecer sua falibilidade, Pedro se amaldiçoou no ímpeto de fúria que lhe era tão peculiar, ele passou a se corroer pela sua covardia.

Mas uma coisa que fica clara nesse dialogo de Cristo com Pedro é que apesar de Pedro enxergar sua culpa, Cristo não enxerga-va mais isso, alias, Jesus nem pergunta nada sobre isso a Pedro. Jesus não menciona a traição, ou a negação de Pedro. Jesus simplesmente pergunta a Pedro:

Pedro, você me ama?

Essa é a pergunta que Cristo quer nos fazer hoje:

Amigo, você me ama?

Ele não esta perguntando sobre nossos pecados, nossas limitações, nossas capacidades ou falta delas, isso não interessa para Jesus! O que importa é se você e se eu somos capazes de ama-lo de forma consciente, porque é só pela razão que vamos entender que nossos pecados intencionalmente ferem Cristo.

Só assim seremos discípulos, só assim receberemos o mandamento que Cristo deu a Pedro:

Então, se você me ama, cuide das minhas ovelhas!

Graça & Paz

Deixe um comentário

