Apotegmas – Part 3

Publicado: janeiro 30, 2012 em Diversos, Evangelho, Textos

Quando li esse grupo de frases pensei em tentar escrever algo sobre cada uma delas, segue então esses pequenos esboços:

“Os frutos daqueles que amam a Deus são: amizade e boas obras.”

Os frutos do Espírito descrito em Gálatas 5, sempre me inspiram pela simplicidade prática do cristianismo na vida humana, muitas vezes nos vemos tristes e desiludidos por não conseguirmos exercer uma vida cheia de manifestações poderosas, quando o maior milagre pode estar na manutenção integral da amizade e das boas obras tal como a Bíblia nos ensina através de Jesus. Devem existir sim os milagres, mas antes deles vem a comunhão que Jesus ensinou de forma intensa ao cuidar de seus amigos.

“Sofremos e o Senhor nos consola; consolados, tornamo-nos consoladores de outros que sofrem.”

Fico muito feliz quando vejo algo que testifica antigos pensamentos meus, essa frase foi uma dessas oportunidades de ver Deus falando comigo mais uma vez. Sempre me perguntei sobre algumas situações da minha vida, o porquê de certas dores, o porquê de determinadas aflições e sempre tive a resposta silenciosa e cheia de amor de Deus dizendo: “Você passando por isso terá a graça de poder abençoar outra pessoa que vai passar pela mesma dor logo ali a frente”. Nada mais glorioso e cheio de autoridade do que poder ensinar por experiência própria com Deus.

“Ando pelo caminho, me perco do caminho, e o Caminho me reencontra, conduzindo-me de volta ao caminho.”

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, e a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” – João 14:6 – Por vezes já meu vi perdido e creio que você também já se sentiu assim, descolado e fora do caminho e da vontade de Deus, de repente de alguma forma consoladora e poderosa, muitas vezes sem estrondo nenhum, você se sente novamente andando na vontade de Deus porque Ele por graça e amor te puxou de volta, entendo isso como o que a frase diz “o Caminho me reencontra…” Jesus me reencontra!

“Felizes os que falam pouco, pois ouvirão mais e serão mais bem ouvidos.”

A Bíblia fala em Provérbios que os que silenciam passam por sábio, quando você não fala demais sua voz é ansiada, sobra mais tempo para pensar antes de falar, sobra tempo para Deus usar o silencio dos nossos lábios e usar os nossos corações como repouso dos seus pensamentos. Quando abrimos a boca a partir disso será para falar das verdades divinas que moram em nós agora.

“A verdadeira liberdade consiste em conhecer e respirar os limites.”

Lembro de ter falado de liberdade a alguns dias atrás aqui, e buscando esse texto encontrei algo que se aplica a essa frase: “Pedir a Deus que te guie em meio a situações que você não vem a entender não significa anular sua própria vontade, significa exercer seu direito de escolha pela vontade de Deus, em quem se pode definitivamente confiar.” – Liberdade é reconhecer que andar no caminho trilhado por Cristo não há limites de grilhões te prendendo a lei do pecado.

“O sagrado e a beleza se parecem; diante de ambos nos extasiamos.”

A beleza das coisas sempre me inspiram a ver Jesus em tudo, seja numa musica, numa arquitetura, numa manifestação artística… não há como separar Deus do que é excelente, mesmo as coisas feitas pela mão dos homens só podem ser belas por referencia divina, o mal não pode brilhar como a glória celestial e o que brilha na criação é divino e belo, afinal de contas nada de bom pode vir do mal.

A Trindade nos introduz a um princípio ético na relação: com igual dignidade, valor, respeitabilidade e liberdade.”

Já conversei com algumas pessoas que não conseguem entender o conceito da Trindade. Como já diz o nome são TRÊS em UM, tal como num casamento perfeito, eles trabalham de forma alinhada e conquistadora, se respeitando mas avançando, de forma livre mas totalmente alinhados.

Quanto mais funda a ferida, mais fundo penetra a graça e o consolo de Deus.”

Experimente ouvir o testemunho de um pecador redimido, pessoas assim desfrutam de uma liberdade magnífica com Deus, pois conseguem reconhecer sua profunda incapacidade de existir sem Deus. Devemos aprender com esses a usufruir da graça e do consolo de Deus, por que mesmo que não tenhamos roubado, matado ou cometido algo grave aos olhos humanos, somos sim desde o ventre destituído da glória de Deus e se alcançarmos algo celestial é por pura e maravilhosa graça.

“Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes de águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.” – Apocalipse 7:16,17

Graça & Paz

comentários
  1. Antonio Rodrigues Ventura disse:

    Não deixo respostas porque também não há perguntas. Eu não tenho respostas mas tenho perguntas. Queria que alguém me podesse dizer, não a partir da sua fé mas a partir da verdade histórica,frases ditas por Jesus. Frases que foram conservadas nas memórias de alguém. Frases que podemos dizer que foram da autoria de Jesus. Eu procuro encontrar Jesus naquilo que Ele disse. Será que me pode dar uma ajuda? Não me fale como homem de fé mas como homem que saber.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s