Fazendo Paralelos

Publicado: fevereiro 8, 2012 em Diversos, Evangelho, Musica

Se eu falo em construção de prédio, uma casa, um viaduto, uma igreja, qual a primeira coisa que vem a sua mente?

A nossa história de vida é como um terreno para a construção de uma grande edificação, a nossa vida é essa edificação, o templo do Espírito Santo. Partindo disso o que deve ser primeiramente pensado é que Deus tem pra nós um projeto, um projeto que Ele mesmo desenhou e sonhou.

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? – 1 Coríntios 3:16

Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? – 1 Coríntios 3:16

Alguém aqui já tem uma traçada a respeito do futuro? Creio que muitos de nós já esta caminhando nos destinos dos planos a muito sonhados, outros estão começando uma faculdade, um curso, uma carreira, mas todos nós temos metas.

Pois bem, a coisa mais importante que você deve saber, antes de todos esses sonhos, desejos e projetos, caminhos… é saber que você foi concebido para ser templo do Espírito Santo, morada do altíssimo, amigo de Deus. Você foi forjado para ser um abrigo de paz para as pessoas que estão a sua volta, e uma arma de guerra contra as forças do mal, sua presença deve ser um ponto de referencia, uma embaixada do céu.

Como arquiteto, a minha maior realização profissional é visualizar um sonho, um projeto que eu rabisquei inicialmente em uma folha branca, vir a tomar forma e começar a ficar belo, receber acabamento e finalmente exercer o propósito ao qual foi sonhado. Fico imaginando Deus podendo finalmente ver em nós o seu sonho primordial tomar forma. Deve ser uma sensação bem melhor que a minha.

Mas antes disso precisamos passar por diversos estágios: medições, paredes tortas que tem de ser derrubadas e novamente erguidas, encanamentos que dão vazamento… as mais variadas situações. E assim é a nossa vida, onde vamos passar por todos os estágios para alcançarmos o sonho que Deus tem pra nós. A nossa referencia de projeto que devemos buscar é a de sermos o mais parecido possível com Jesus, esse é o sonho de Deus para nós.

Conhecemos a passagem de Efésios que fala da armadura do cristão. Pois bem, vou tentar fazer um paralelo dessa passagem com a figura de uma edificação:

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade o cinto da estrutura para o corpo, ou seja, numa edificação ele é a parte de aço, o esqueleto do prédio. Devemos estar firmados dessa forma, o nosso esqueleto é a verdade, a resistência da edificação. E o que é a verdade para o Cristão? É a palavra de Deus, e vestida a couraça da justiça; isso é a figura das paredes de um prédio, a pele reforçada que cobre toda a estrutura, trazendo forma, desenho, beleza, mas também proteção contra os dias frios, o vento e as flechas, tiros, aviões… tudo que puder vir contra você como uma edificação solida, e referencial para o mundo a sua volta. O que é a justiça para o Cristão? As leis, as regras, os ensinamentos, as atitudes que o mundo vê você expressar em vida.

E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; A fundação, a base, debaixo do subsolo, onde estamos enraizados, é a parte mais solida da construção, porque o evangelho da paz é algo totalmente ligado a boa nova. Éramos apenas um monte de material espalhado e nos tornaremos uma edificação em Cristo Jesus, estamos firmes no evangelho da paz que é anunciar a Cristo e nisso não há variação.

Tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Portões, para-raios, muros, circuito interno de câmeras, limitadores, cercas elétrica, não estou falando de uma segurança contra fatores climáticos nem intempéries, mas sim contra coisas que vão se levantar contra nós com má intenção, para assaltar, para roubar e destruir… Como a Bíblia diz que o diabo tem buscado fazer.

Tomai também o capacete da salvação, quando pensamos em um prédio que precisa de uma segurança especifica, como deve ser uma edificação pra a habitação do Espírito Santo, devemos entender que esse prédio deve ter um centro nervoso, um lugar onde haja vigília total para a segurança da integridade e sanidade de todo o espaço e isso seria o cérebro, coberto pelo capacete que nos garante a salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; encaramos a edificação das nossas vidas como uma arma de guerra, sendo nós uma edificação destinada a ser bélica contra as potestades do mal, devemos estar munidos de armas, e as nossas armas como cristãos é a palavra de Deus. Estarmos cheio do que Deus nós ensina é o que pode garantir a nossa força de ataque nas frontes que se levantam para nós derrubar.

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

Efésios 6:13-18

A única forma de fazermos isso tudo dar certo é se submeter, submeter o nosso corpo aos cuidados de Deus. A Biblia diz que se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalha o construtor. Se o Senhor não for o arquiteto maior dos nossos sonhos, tudo o que viermos a sonhar não vai sair do papel e nunca alcançaremos os sonhos de Deus para nós. Se a nossa construção não for para morada de Deus ela será um lugar vazio e sem sentido e ruirá, afinal de contas tudo isso é para que nos tornemos o melhor lugar, o Templo do Espírito.

Graça & Paz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s