Identidade Firmada

Publicado: fevereiro 20, 2012 em Diversos, Evangelho, Textos

Quando passamos a procurar praticar um novo estilo de vida, principalmente a vida cristã, tentamos moldar nossos caminhos, caráter e atitudes de uma forma drástica, literalmente uma mudança de identidade. Algo que gera desconforto a pessoas que estão a nossa volta e que nos conheciam antes dessa mudança, pois consiste basicamente em ter reações diferentes das que teríamos antigamente ante as situações diárias; Mas o que eu acredito mesmo como mudança numa nova identidade não é só na estética, não só no que esta explicita ao mundo externo, a maior mudança é e deve ser a mudança interna.

Existem alguns exemplos na Bíblia de pessoas que tiveram o nome mudado por Deus, porque de um determinado momento em diante essas pessoas seriam conhecidas pelo o que Deus ansiava delas e não pelo que elas já teriam sido. Temos Saulo que se tornou Paulo, vemos Jacó que se tornou Israel, temos Sarai que se tornou Sara, Abrão que virou Abraão, dentre alguns outros, vou me apegar aos dois últimos citados.

Abraão e Sara foram responsáveis por uma linhagem direta à Jesus, sua ascendência era proveniente de Deus (como todos nós) e a sua descendência gerou o Messias, uma parte poderosa da promessa sobre esse casal antes infértil que se tornaram pais de uma grandiosa nação.

Já devemos ter ouvido que Abraão é chamado de Pai da Fé e é interessante perceber que nem sempre os membros dessa família creram nas promessas de Deus. De forma humana o coração de Abraão e de sua esposa Sara duvidaram em um primeiro momento das palavras de Deus para suas vidas.

Muitas vezes, e normalmente é assim mesmo, a promessa de Deus não vem acompanhada de grandes manifestações miraculosas, na verdade um dos grandes tesouros de uma vida cristã é a fé, independente de fatos racionais, a fé trata mais de coisas que não podemos ver mas que acreditamos por confiança no divino.

Ai esta o milagre que vemos atuante na vida de Abraão e sua mulher, vemos os dois depois de algumas desilusões e descrenças passarem a crer e se contentar unicamente com a Palavra de Deus, sem visualizar, sem ter provas, sem sensações e sem experimentos. Costumo trazer isso para o nosso mundo atual, onde ouvimos sobre um Deus que na maioria das vezes parece tão ausente do nosso dia a dia acumulado de correria e duvidas.

Devemos aprender a exercer essa fé inabalável, não porque esperamos uma recompensa e sim porque cremos em um Deus que não falha. Mesmo não vendo muito, mesmo não tocando, mesmo não sentindo, nos dias mais escuros a Sua palavra e a Sua promessa deve ser suficiente para nós, é esse tipo de fé que devemos ter nos dias atuais, incoerente, que foge da lógica, um literal chamado a loucura.

Comecei falando da mudança de nome, mudança de identidade, não vale de nada você ter o estereótipo e a superfície polida e engajada se o seu interior é áspero e inconsequente, de que adianta aparentar o belo e ser vazio. Carregar o nome de cristão vem acompanhado de partilhar a cruz de Cristo, algo diferente disso é mentira.

Toda ação tem uma reação! Ter fé, creio eu, é algo que se atinge por meio de treinamento, depende de ações de fé. Mudar de nome depende de mudança de coração. Cumprir o chamado não consiste em somar números e sim plantar vínculos eternos.

A vida cristã pouco depende de palavras, depende de escolhas e gestos, escolhas estas que devem vir do coração de Deus inspirando os gestos em prol do próximo.

Mudança de identidade é identificar-se com Cristo que deve habitar dentro do seu e do meu coração, fora isso é só carcaça vazia e podre, a triste verdade da nossa mórbida e vaga natureza humana.

Graça & Paz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s