A força que não há em mim

Publicado: março 27, 2012 em Diversos, Evangelho, Textos

Sabe aqueles dias que você acorda com o corpo pesado, com a mente cheia e exaurida, como que a sua alma estivesse clamando por mais algumas horas de descanço? A vida corrida e rotineira que temos por vezes nos faz a força fugir, nos sentimos sugados, oprimidos e fracos como se tivessemos carregando o mundo nas costas.

Sempre que me sinto assim me vem a mente aquele texto de Proverbios 10.22 que diz “A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.” – Por essa palavra eu já começo a ponderar algumas coisas: o que eu estou fazendo é algo que Deus quer que eu faça realmente? Por vezes optamos por caminhos que não são os caminhos que Deus traçou para nós, logo nunca seremos enriquecidos nessas metas, não estou falando só de enriquecimento material, mas tambem de paz, de alegria, de conforto, de força. Quando andamos por caminhos que não são o que Deus planejou, estamos literalmente fora do foco da benção do Senhor, logo não seremos agraciados com riquezas e sim padeceremos em dores.

Em contra ponto, os nossos sofrimentos podem ser por vezes de ordem mental mesmo, fisica até, podemos estar persseguindo a vontade de Deus e mesmo assim nos sentirmos cansados e fracos, nesses momentos devemos mais uma vez recorrer a palavra e a voz de Deus. Li hoje um versiculo que me faz ver as palavras fieis de Deus me assegurando de que desde o sopro de vida que Ele me deu até todos os meus dias é a força divina que rege os meus passos:

Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.” – Isaías 40.29

Na minha versão desse texto existe um titulo para essa passagem: A Majestade do Senhor, é muito motivador que a majestade e a uniciencia do nosso Maravilhoso Deus abrange a manutenção do nosso vigor fisico e espiritual.

Encontramos inumeras passagens na Biblia e fora dela onde podemos ver as mãos soberanas de Deus cuidando da consciencia fisica dos seres humanos em prol da manutenção do corpo para um propósito maior, temos Sansão sendo sassiado, temos Eliseu sendo alimentado, os Valentes de Davi sendo cuidado com os pães sagrados, Jesus cuidando de multidões famintas, tantas passagens me vem a mente e ainda assim não lembrarei de todas. O ponto que quero destacar aqui é a forma responsável que Deus trata os seres humanos, quando diz em Mateus 6.26 que cuida dos passarinhos nos céus, quanto mais a nós?

Deus cuida e se interessa na nossa integridade, saude e sanidade, afinal somos o templo da sua morada, como manter o templo em ordem não tem só a ver com o lado espiritual temos de cuidar da nossas capacidades fisicas dentro das possibilidades a nós asseguradas e exigidas.

No mesmo texto de Isaías 40 no versiculo 30 lemos o seguinte: “Os jovems se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem,” perceber que Deus nunca tenta nos enganar é muito doce da parte dEle. Nunca fomos iludidos com a imortalidade e a infabilidade das nossas forças, somos humanos, fracos, dependentes e falhos e por vezes nossos esforços vão nos abater e nos abalar.

A sequencia do texto no versiculo 31 diz: “Mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” O detalhe mais uma vez está quando decidimos esperar no Senhor, a dependencia em Deus nos demonstra que seremos capazes de fazermos coisas sobre-humanas, irmos além dos limites pré-estabelecidos a nós.

Quando passarmos a esperar e dependermos do Senhor estaremos aptos, não por nós, mas pela graça divina a termos nossas forças renovadas como nunca, subirmos alto como águias, não nos cansarmos e nunca nos fatigarmos.

Graça & Paz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s