Leve Fardo

Publicado: maio 4, 2012 em Diversos, Evangelho, Textos

Atualmente nos vemos preso em um estilo de vida corrido, intenso, cheio de afazeres, planejamentos, rotinas, relatórios, tudo é cronometrado e tem de obedecer inúmeras formulas porque essas formulas teoricamente nos garantem resultados. Mas entendo que essas muitas formulas tem a capacidade de nos tornar máquinas de produção, envolvidos na rotina dos dias e apagando a chama da criatividade divina.

Passamos tanto tempo confiando que podemos fazer todas as engrenagens da nossa vida rodarem perfeitamente que começamos a subestimar o poder de Deus, negligenciando seu cuidado diário e seu amor incondicional que a todo tempo quer estar ao nosso lado nos guiando e iluminando cada caminho.

O pior é que passamos a desaperceber que os fardos tem se tornado pesados demais pra nós e sentimos um cansaço mental, físico e espiritual que muitas vezes não entendemos o porque disso. Você, tal como eu, já deve ter acordado depois de uma noite bem dormida de sono e se perguntado: “Porque eu ainda me sinto cansado?!”

Não sou adepto das conclusões rápidas, mas esse tipo de constatação demonstra que é bem provável que quando estamos nos sentindo cansados e fatigados dessa forma é porque nos esquecemos de colocar no primeiro lugar o devido lugar que deve ser do Trono entronizado de Deus em nossas vidas.

Infelizmente o conceito do que é benção na vida de um cristão, atualmente se desvirtuou muito do sentido original. Lembro de uma antiga canção baseada em um texto que diz:

Correrão sem se cansar, sem fadigar hão de andar,

Correrão sem se cansar, sem fadigar hão de andar,

Correrão sem se cansar, até no céu chegar!

Estranho é me vir a mente que cantar uma canção assim me faz pensar numa vida cristã cheia de lutas, embates, perseguições, tristezas, provas, mas nunca uma vida cristã cansada e enfadada. Sabe o que me deixa mais triste? É perceber que muitos pessoas a volta tem tantas posses, cargos, bens, títulos mas se sentem cansadas, e pior, essas pessoas se dizem crentes. Limitamos o poder de Deus ao não entregar nossas duvidas, ansiedades e fraquezas nas mãos dEle, perdemos a confiança de que Deus deseja cuidar de todas as áreas de nossa vida e mais do que isso duvidamos que Ele seja capaz de conhecer melhor as nossas necessidades do que nós mesmos.

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós…” Efésios 3.20

Tem um outro texto que é quase um termômetro pra minha vida, que diz:

“A benção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores.” Provérbios 10.22

Novamente entramos no sentido de que Deus cuida de tudo em nós quando a Sua força passa a reger nossos caminhos, o texto de Provérbios esta falando que além de sermos enriquecidos com as bênçãos oriundas de Deus essas bênçãos jamais nos causarão dores. Numa lógica simples e racional, entendo que: se algo esta te causando dores constantes e não tem te enriquecido quer seja espiritualmente, fisicamente, mentalmente, o que for… isso não é benção dos céus. Não estou anulando aqui o fato de que passaremos por provas nas nossas vidas, que teremos desafios dolorosos ao preço da conquista. Como cristão a cada dia devemos buscar a capacidade de aprender a julgar as dádivas que recebemos dos céus mesmo por meio de tribulações, mas existem sim momentos em que devemos aprender a fazer escolhas mesmo que sejam radicais em prol de um domínio supremo e glorioso de Deus em nossas vidas.

A poucos dias me lembrei de um texto que diz sobre o fardo de Cristo sobre nós, alias é o próprio Cristo afirmando que: “MEU FARDO É LEVE E MEU JUGO É SUAVE!” – Esse texto antecede as perseguições dos mártires, as perseguições dos discípulos e de todo um povo que estava iniciando na fé. Jesus estava falando que tudo aquilo seria dolorido, mas ao mesmo tempo leve.

Incoerentemente gloriosa a mensagem da Cruz.

 “…conforme o seu poder que opera em nós.” Por isso o Senhor Jesus disse: “Se podes! tudo é possível ao que crê.”

Graça & Paz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s