Equação Incompreendida

Publicado: maio 28, 2012 em Diversos, Evangelho, Textos

Faz alguns dias que eu tenho separado alguns versículos e venho deixando eles escritos e guardados num caderno, sem nenhuma pretensão começo a pensar e refletir sobre eles novamente e perceber que a Bíblia torna-se lindamente alinhada e coerente quando se pode usufruir da clareza que só Deus é capaz de dar.

Não me julgo um entendedor profundo da palavra de Deus, só sei que a cada um que anseia por isso, Deus concede um pouquinho do mana diário de entendimento em graça e amor, e é esse pouquinho que eu gostaria de dividir com alguém que se disponha a viajar por esses caminhos tão maravilhosos.

“Com sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma; E pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as substancias preciosas e deleitáveis.” – Provérbios 24.3-4

Fico muito grato quando vejo mais uma vez a Bíblia exaltando a sabedoria e a inteligência, é diferente do ritmo atual do mundo onde os “espertalhões”, os cheios de “manhas” são tidos como os bons, pois esses sabem tirar vantagem de tudo e sempre estão num lugar de destaque, tido como os que prosperam. A Bíblia não esta falando de pessoas que pulam etapas para chegarem mais rápido e por caminhos mais curtos aos seus objetivos, a Bíblia não esta falando dos pilantras que muitas vezes estão em posições de reger a nossa nação e nisso tiram vantagem de tudo e todos enriquecendo de forma ilícita, a Bíblia esta honrando os que caminham em sabedoria e pela justiça, pela sabedoria, pelos dons e talentos de Deus fundados em inteligência encherão seus caminhos de bens e de deleites.

O que mais me enche de alegria também é pensar que essas pessoas que se encherão de deleites não consideram as riquezas humanas mais importantes do que uma amizade, do que um cuidado fraternal, ou até do que um bom livro. Quando firmamos nossos corações nas sabedoria calcada nos pés do Senhor nosso anseio por riquezas se torna o que Deus avalia como riqueza e é nisso que alçaremos valores de vida com o padrão eterno.

“Porque com conselhos prudentes tu, farás a guerra, e há vitória na multidão dos conselheiros.” – Provérbios 24.6

Provérbios esta entre os livros bíblicos que você pode ler e tirar uma lição a cada versículo. Esse texto pode ter diversas interpretações, pois a palavra de Deus nos garante que ela se renova a cada dia. Normalmente ouvimos muito a parte b desse texto que diz “há vitória na multidão dos conselheiros”. A parte a nós diz que de forma prudente e calculada, mediante ao ouvir os conselhos dos prudentes nos faremos guerra. As batalhas que enfrentamos podem ser calculadas e planejadas mediante a comunhão com nossos irmãos, mediante a oração dos santos, mediante ao caminhar em amizade e nessa multidão de testemunhas santas e justas seremos vitoriosos. Mais uma vez vemos a Bíblia exaltando a sabedoria e o conselho como algo totalmente relevante para o nosso caminhar seguro.

“E Ele muda os tempos e as horas, Ele remove os reinos, estabelece os reis; Ele dá sabedoria aos sábios e ciência nos entendidos. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que esta em trevas e com ele mora a luz.” – Daniel 2. 21-22

O livro de Daniel nos conta a historia de 4 homens justos: Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego. Jovens, aplicados, estudiosos e antes de tudo adoradores do Deus verdadeiro e dispostos a morrer em prol de sua fé. O que esta escrito nessa passagem de Daniel deixa bem claro a forma como Deus agiu nos dias desses 4 homens, quando arrancou reis de seu posto e derrubou um reino inteiro (o maior de sua época) demonstrando o Seu infinito poder. Na vida desses homens sempre foi demonstrado a sabedoria provenientes das mãos do Altíssimo, pois eles eram capazes pela intervenção divina de interpretar sonhos, apaziguar corações e serem lideres de uma nação rica, poderosa e dinâmica. Pensando nisso seria muito bom que pudéssemos nos dias de hoje termos homens como esses quatro, que pudessem encarar os lideres com autoridade e sabedoria e conseguirem mostrar o que esta escondido e oculto em nome de um fim maior de justiça e santidade. Creio que não precisaríamos de tantas CPI’s para julgar coisas que jamais serão julgadas pelas leis humanas.

“E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” – Romanos 5:5

A esperança de um cristão é sempre baseada em fé, e a fé esta fundada na firme consciencia das coisas que não podem ser vistas. Como cristãos aprendemos a ter um historico de crença mediante as sequencias de fatos e milagres que Deus opera em nossas vidas, no fundo somos todos um pouco Tomé e só cremos no que vemos, uns muito outros pouco, mas nossos corações precisam de provas para continuarem de pé. Quando finalmente estabelecemos o ritmo da nossa fé, aprendemos a caminhar na esperança do Amor de Deus depositada em nossos corações e quando atingimos isso a esperança reina em nós e não mais somos afligidos pela confusão e duvidas dos dias. A sabedoria mora onde a fé mora, porque a fé justifica o impossivel e o impossivel é até onde a sabedoria humana pode ir. Quando vivemos em fé a logica humana fica pra tras, mas no fundo creio que quanto mais da sabedoria buscamos em Deus, mais fé se alinha a tudo isso. Lemos na Bíblia que a sabedoria aprendeu com Deus, e a meu ver isso basta para valer a nossa constante busca pela plenitude da criação que Deus deu a nós.

“E Eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.” João 12.32

De todos os textos que lemos aqui, talvez esse seja o mais distante conceitualmente ou gramaticamente falando dos outros, mas creio que ele serve para fechar o raciocínio com a graça perpetua de Cristo. Existe uma lei espiritual que rege o universo, essa lei pode buscar interpretação mediante a paralelos com as leis terrenas de física que temos, mas de forma alguma pode chegar a uma equação perfeita nas nossas maquinas de calculo ou paradigmas. Cristo diz que quando Ele ascender aos céus atrairá todos a Ele e mais uma vez veremos a lei mais incompreensível de todas agir: A GRAÇA! Perdoando, abraçando e dando morada eterna à eu e você, pobres pecadores que de tudo que pudermos um dia entender, jamais compreenderemos o maior sacrifício da história da humanidade. Jamais entenderemos com a nossa sabedoria humana a mais linda e bela equação dos séculos:

Cristo Santo + Morte por nossos pecados = Vida Eterna para Nós

Creio que a sabedoria terrena serve para conseguirmos glorificar a Deus um pouco mais de perto da compreensão da soberania incompreenssivel do milagre da Cruz.

Graça & Paz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s