Panorama: Pedro

Publicado: junho 18, 2012 em Diversos, Evangelho, Textos

Sou fã confesso de Pedro, mesmo com as suas muitas falhas, suas inconstâncias, basicamente sua intensa e real humanidade, pensando nessas coisas segue um pequeno panorama de como ele é mostrado na Bíblia, tão humano, tão oscilante e tão fiel e dedicado.

Quem era Pedro?

¢  Seu nome de nascimento era Simão BarJonas (Bar quer dizer Filho – Filho de Jonas), mas não sabemos o nome da sua mãe.

¢  Ele é citado quase 200 vezes no Novo Testamento, enquanto João é mencionado apenas 31 vezes.

¢  Jesus lhe concede um novo nome de Pedro, mas, misteriosamente, nunca mais o chama de Pedro.

¢  Ele tem um irmão, André, que foi levado a Jesus primeiro (João 1:40-42). André e talvez Simão tenham sido discípulos de João Batista (João 1:35).

¢  Ele era originalmente de Betsaida, na costa ocidental do mar da Galiléia (João 1:44), mas estabeleceu-se em Cafarnaum por motivos desconhecidos.

¢  Sua casa era ampla – Dois pavimentos (Marcos 2:4) – dava espaço para Pedro, sua esposa, sua sogra, seu irmão André e possivelmente até para Jesus (Mateus 8:14, Marcos 1:29, 36; 2:2).

¢  Ele era pescador profissional com seu irmão André tinha uma sociedade com Tiago e João, um pequeno negocio comercial (Lucas 5:10).

¢  Ele não foi educado formalmente, embora assim como a maioria dos meninos judeus tenha estudado as Escrituras a partir dos 5 anos de idade (Atos 4:13).

¢  Ele foi casado (Mateus 8:14, Marcos 1:30, Lucas 4:38). Sua esposa o acompanhou em, pelo menos, algumas das viagens missionárias mais perigosas (1 Coríntios 95, 1 Pedro 5:13)

¢  Ele tinha um acentuado sotaque galileu, que teria soado grosso para o restante do povo da Judeia (Marcos 14:70, Atos 2:7).

¢  Ele nitidamente era o líder dos 12. Os discípulos são com frequência designados de “Simão e os que com Ele estavam”.

¢  Ele recebeu de Jesus as repreensões mais severas.

¢  Pelo menos 7 milagres de Jesus foram realizados para Pedro ou relacionados a ele: as duas pescas miraculosas, a cura de sua sogra, o andar sobre as águas, a cura da orelha de Malco, as duas libertações miraculosas da prisão e a moeda na boca do peixe.

¢  Além de Jesus, ele é o personagem central de muitas histórias dos evangelhos.

¢  Na transfiguração, Pedro pede para fazer “tendas” (Marcos 9:5). É o único discípulo a tentar andar por sobre as águas (Mateus 14:28-31). Quando sugere uma questão sobre os impostos do templo, os coletores dirigiam-se a Pedro (Mateus 17:24). A história de lavar os pés é essencialmente uma história sobre Pedro e Jesus (João 13:1-7).

¢  Posteriormente, os sinais de sua autoridade em Atos e nas epistolas de Paulo incluem os seguintes: Pedro propõe substituir Judas (Atos 1:15-26. Ele prega o primeiro sermão de Pentecostes (Atos 2:14-36), realiza a primeira cura (Atos 3:6), defende o Evangelho diante do Sinedrio (Atos 4:8-12), decide o caso de Ananias e Safira (Atos 5:1-11), é o primeiro conselheiro de Paulo (Gálatas 1:18) e mediador de Tiago e Paulo (Atos 15:5-11).

Vendo Pedro!

¢  Decidido – Nunca dá um passo pra trás antes de tentar dar um passo pra frente, primeiro ele anda pra frente, mesmo que de um pisão em falso ele sempre tenta avançar!

¢  Uma fé inconsequente – Entra no mar em meio a tempestade pra ir ao encontro de Jesus, andando sobre a água.

¢  Oscilante – quando diz que Cristo é o filho do Deus vivo e depois diz que Cristo não iria morrer; Defende a Cristo, nega a Cristo e se arrepende em prantos.

¢  Obediente – (Lucas 5.5) Pedro havia pescado durante uma noite toda e não havia pego nenhum peixe, Jesus manda que ele volte de novo ao mar e sobre a palavra de Cristo ele volta a lançar a rede.

¢  Sanguíneo – cheio de zelo, com um amor bruto, mas verdadeiro, um homem com uma determinação e dedicação acima da média, disposto a se engajar numa causa, desde que ele se descobrisse e encontrasse algo que o motivasse.

De Simão para Pedro!

¢  O pregador intrépido (Atos 1-15).

¢  O curador compassivo (Atos 3:1-10, 9:32-42).

¢  O prisioneiro corajoso (Atos 4:1-4, 5:18-20, 12:1-19).

¢  O conciliador relutante (Atos 10:1-33).

¢  O escritor apaixonado (1º e 2º Pedro).

¢  O mártir fiel.

Pedro em nós!

¢  A nossa natureza é buscar o controle da nossa vida, mas o controle é de Deus e é isso que faz com que vivamos a plenitude.

¢  Mesmo que as coisas não aconteçam do nosso jeito, ainda assim Deus opera nas nossas vidas.

¢  E é uma honra vivermos uma vida de chamado e desafio com todas as nossas limitações, características e também dons dos céus e assim trabalharmos em prol do Reino.

“À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele — vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.”

1 Pedro 2:4-5

Graça & Paz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s