Belo Anseio

Publicado: outubro 9, 2012 em Diversos, Evangelho, Literatura, Textos

A beleza salta aos olhos muitas vezes durante os dias que passamos, seja numa obra de arte, seja num por do sol, seja num raiar majestoso da aurora, seja no singelo toque de uma criança… Existem inúmeros momentos que somos gentilmente amados pela obra universal com expressões que nos deixam sem palavras e tentando entender o porquê do afago da natureza a nossa alma que muitas vezes se encontra turbulenta e cheia de tristeza.

O belo, assim como o feio envolve elementos particulares e individuais de cada ser, o que é belo pra mim pode não ser pra você, questão de gosto e é ai que muitas vezes nos perdemos em tentar falar sobre o belo, sobre o que é bonito.

Como musico procuro prestar atenção em pequenos detalhes dentro de uma musica, afinação é algo que sempre me chama atenção, todos os outros elementos podem estar perfeitos, tal como métrica, timbre, volumes, mas se algo estiver levemente desafinado isso torna todo o resto feio. O que quero dizer é o belo ou o feio só pode ser perceptível muitas vezes por questão de treino. Meu ouvido esta treinado a ouvir essas desafinações e semitons, mas outras pessoas podem nem ao menos perceber isso e algo que pra mim é feio pra outrem pode ser extremamente belo e vice-versa.

Quando você olha a sua volta, inserido num mundo derrubado pelo pecado, longe da santidade proveniente do divino, podemos perder a propriedade de ver o belo nas pequenas coisas. Nossa vida esta cheia do feio, cheia do cinza, passamos despercebido pelo egocentrismo e sofrimento, e de tanto estarmos longe do que é singelamente belo podemos passar a desenvolver um gosto pelo feio.

“Ser-me-eis homens consagrados.” Êxodo 22.31

Mas existe algo que esta alem de nós e alem da nossa concepção de belo. C.S.Lewis (aquele mesmo das Crônicas de Nárnia) descreve no livro Cristianismo Puro e Simples sobre uma beleza única e verdadeira, independente das nossas distorções e principalmente que essa beleza esta infundida em nós desde a nossa criação, mesmo que estejamos inseridos em um mundo que não presta atenção nesses detalhes essa noção de certo e errado esta sempre presente na nossa natureza. Onde quero chegar é justamente nisso:

Existe um belo que nos extasia, que nos fascina e nos deixa sem palavras, quanto a essa beleza não existe duvida. É como dizer sobre uma musica bela tanto pra um musico treinado ou um mero ouvinte, ela tem os tons e as núncias perfeitas em sua propriedade, o por do sol tem suas cores e tonalidades sejamos sensíveis ou não pra perceber, pois elas são tão intensas, tão coloridas e tão ofuscantes a nossa natureza que ficamos deslumbrados de qualquer forma.

Reagimos a beleza mesmo que não queiramos, chega a ser incontrolável a nós, porque toca níveis que nosso racional não controla e a emoção da criação aflora em nossa racionalidade e nos encontramos surpreendidos pela beleza.

Quando caímos no pecado perdemos instantaneamente tudo isso, passamos a carregar um fardo de culpa que nos impede a sensação do belo, nos cega de perceber os detalhes ofuscantes da natureza a nossa volta, porque estamos envoltos pelos nossos jugos e denuncias e a tristeza se torna a nossa única lente de visão. O que eu vou escrever aqui pode soar pra alguns um pouco infantil e bobo, como se fosse a sua avó falando, mas é o seguinte:

O pecado é feio!

O pecado tornou o mundo feio, o pecado não é só falso, mentiroso e ruim, ele também é feio, falando de algo próximo aos nossos dias, a pornografia é uma distorção feia da beleza que existe no relacionamento sexual entre o homem e a mulher criado por Deus.

Temos de estar conscientes e atentos pra não distorcermos a verdadeira noção de beleza, a beleza que adora a Deus muitas vezes é distorcida, deturpada e isso é extremamente perigoso.

A beleza nos convence que fomos criados pra algo maior, todos temos essa sensação de incompletos dentro de um mundo corrido, todos desejemos mais e isso na maioria das vezes é frustrado e triste, porque ansiamos por uma beleza que não é palpável a nós, porque é exatamente a beleza que se oculta em Deus.

Tudo que é belo tem linhas singulares que apontam pra a natureza crua e original, aquela que vem da criação, aquela que vem do Criador.

O anseio pelo belo que temos a cada manha deslumbrados ante a aurora majestosa de um céu infinitamente azul é um anseio pelo Criador de Tudo. Ansiamos o Belo em Deus!

 

Quão lindo é quando entro em Tua presença

Todo o belo aponta para o Teu céu

Como o orvalho sereno sobre a terra

Assim sua graça sobre mim

 

Shalom, tua glória alem da vida

Shalom, saudades do céu

Shalom anseio por Tua glória

Jesus Cristo nasce em mim seu sorriso

 

Floresça no meu jardim teus lírios

Onde os rios sejam frescos a estrela da alva

Plena calma, a doçura dos teus sons

Jesus Cristo nasce em mim seu sorriso

 

Graça & Paz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s